Curso: Eco Bioenergia Oculta na Paisagem

 

Muitos são os fatores que influenciam na saúde e bem estar das pessoas, dentro do conceito da geobiologia e ecologia surgida nos anos 90. Observa-se que a sociedade moderna vem deixando de absorver os elementos naturais da paisagem e do entorno em que vivem.
Cada vez mais o uso de celulares, e outros aparelhos eletroeletrônicos, acaba afastando o homem de um mundo natural e o aproximam de um mundo artificial, irreal.
Esse curso abordará as raízes sociais desse fenômeno, visando esclarecer e resgatar a identidade social de vivências saudáveis dos povos antigos, pois apesar de estarmos vivendo na velocidade das grandes cidades, esta não corresponde à nossa velocidade biológica, o que afeta a nossa saúde e leva ao stress e a falta de prazer de viver.
 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

 1ª aula - Raizes históricas - “Preocupação com os habitats Saudável” e “Cotidiano moderno e vivência na paisagem”.

 2ª aula - “Comportamento da flora em vários ambientes” e “Habitat Urbano e Rural” .

3ª aula - Vivência da paisagem no Parque Ibirapuera e entorno da UMAPAZ, observação das expressões da flora na paisagem com caminhada no parque Ibirapuera. Complementação da palestra sobre a visita na paisagem do Parque Ibirapuera e Dinâmica de Grupo “Como se relacionar com o espaço paisagem e respeitá-lo”. Entrega no final de certificado.

 


Facilitação: Welton Santos - Arquiteto e Urbanista Unisantos/SP. Pós-Paisagens em Rodovias Brasileiras USP/SP. Especialista em Paisagens Urbanas e Rurais USP/SP. Geobiólogo São Paulo/SP. Radiestesista São Paulo/SP, Professor Universitário "Desenho Arquitetônico" Portugal 91/96. Consultor Técnico em Certificação Ambiental de Edificações e Sustentabilidade LEED, AQUA e Etiqueta-PROCEL Edifica AEA/São Paulo/SP 08, Perito Judicial em Arquitetura, Fórum Bauru e São Paulo. Atualmente trabalha com perícias judiciais em arquitetura, projetos de habitats saudáveis e pesquisas em parques de áreas do cerrado brasileiro.

 


Para se inscrever, é necessário preencher o formulário (disponível aqui) e enviá-lo para: inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br

 


Datas: 02, 09, 16 de abril de 2014, quartas-feiras
Horário: 14h às 17h
Carga horária: 9 horas/totais
Vagas: 80
Público focalizado: Estudantes, professores, educadores ou todas as pessoas interessadas.
Coordenação: Regina Barros
Local: Sede do DEA|UMAPAZ– Parque Ibirapuera.
Pedestres: Portão 7A para pedestres. Avenida IV Centenário, 1268.
Estacionamento: Portão 7, Av. República do Líbano, estacionamento (Zona Azul).

Inscrições: inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br
Ficha de inscrição: clique aqui