Alfabetizando pela paz

 

 

Um curso para refletir sobre Frentes para Alfabetização valorizando a supremacia da Palavra e o poder do educador como Agente da Paz.

 

Justificativa

A alfabetização é um marco na vida de uma criança. Decifrar o código alfabético apreendendo e estruturando conteúdos pode ser um processo prazeroso quando o educador se torna um verdadeiro mediador da paz integrando pensamento, afetividade, percepção, intuição e imaginação.

”Educar é encharcar de sentido o prazer“.
Paulo Freire

 

Objetivos

Conscientizar educadores sobre o alcance da Palavra proferida como instrumento e veículo da Paz e Não-Violência;

Refletir sobre as práticas de Alfabetização e Letramento;

Enfatizar o uso de práticas que utilizem estimulação multissensorial e múltiplas linguagens.

Através do empoderamento dos educadores promover a formação de alunos leitores e escritores, condição essencial para o alcance da cidadania;

 
Conteúdo Programático das aulas

1ª aula: Reflexões sobre a Supremacia da Palavra na sala de aula priorizando a Cultura de Paz. Através da leitura de vários trechos da bibliografia e de dinâmicas vivenciais de integração e cooperação iremos enfatizar uma comunicação não-violenta entre o educador e o aluno otimizando a Palavra que humaniza e alfabetiza.

2ª aula: Reflexões sobre práticas de Alfabetização e Letramento. Através da leitura de artigos da bibliografia estabelecer meios e estratégias para alfabetizar letrando.

3ª aula: Explorando o Universo Vocabular dos alunos. Através das Rodas de Conversa aproveitar o conhecimento prévio dos alunos na colheita de palavras alfabetizadoras inserindo-os no processo de aprendizagem, valorizando-os.

4ª aula: Facilitando o desenvolvimento da Consciência Fonológica. Através de uma estimulação multissensorial que alimenta as percepções auditiva, visual, tátil e fonoarticulatória otimizar a relação fonema-grafema.

5ª aula: Eleição de projetos culturais. Através da utilização de várias linguagens eleger projetos que alimentem tanto a macro quanto a microestrutura do discurso escrito fomentando a aprendizagem da leitura e escrita.

 

 

Para se inscrever, é necessário preencher o formulário (disponível aqui) e enviá-lo para: inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br


 

Dias: 9,16,23 e 30 de maio e 6 e 13 de junho de 2014, sextas-feiras
Horário: das 14h às 18h
Carga horária: 20 horas/totais (divididas em 5 aulas de 4 horas cada)
Vagas: 50
Público: Técnicos da área da Educação, Cordenadores pedagógicos, Eucadores da Educação Infantil e Fundamental I da rede pública, fonoaudiólogos e psicopedagogos.

Coordenação: Maricy Montenegro e Lourdes Diniz

Facilitação: Maria Cecília Ferri é graduada em Fonoaudiologia pela PUC-SP; Pós-graduada em Terapia Ramain pelo IAL - Instituto ASRI-Labyrinthe e Universidade Metodista; Ministrou cursos sobre contação de histórias na UMAPAZ.

Local: Sede do DEA|UMAPAZ – Parque Ibirapuera.
Pedestres: Portão 7A para pedestres. Avenida IV Centenário, 1268.
Estacionamento: Portão 7, Av. República do Líbano, estacionamento (Zona Azul).

Inscrições: inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br
Ficha de inscrição: clique aqui