Curso de Histórias Contadas com Origamis de Animais do Parque Ibirapuera

 

 

A UMAPAZ oferece a Curso de Histórias Contadas com Origamis de Animais do Parque Ibirapuera, aberta a educadores, educadores ambientais, contadores de histórias e interessados em geral.

Há mais por trás do origami do que os barquinhos, aviões e balões que todos dobram pra se divertir. O origami é uma arte, capaz de contribuir na socialização, adequada para grupos intergeracionais e que pode ser inserida em atividades orientadas por arte-educadores e educadores ambientais. Também crianças, em processo de aprendizagem, podem praticá-la e exercitar a paciência e a concentração.

Presentes em todas as culturas, os animais estão em diversas histórias infantis ocidentais e orientais e podem ser entendidos também como uma forma de apresentar as verdades de maneira indireta.

Estimular a elaboração de dinâmicas e conteúdos que possam ser aplicados em atividades lúdicas, educacionais ou cênicas que possibilitem refletir sobre as relações na comunidade da vida.

O objetivo é sensibilizar e capacitar educadores ambientais e arte-educadores para a introdução do origami na contação de histórias com temas socioambientais.

As aulas serão práticas envolvendo aprendizado do origami, confecção e introdução dos origamis de animais nas histórias contadas e criação de histórias em grupo.

Facilitadora: Irene Tanabe é contadora de histórias com origamis, tem formação em Comunicação Social e em Arte e Educação. Participante em exposições coletivas de origamis, como a 1ª Exposição Internacional de Origamis de São Paulo e o Origami Peace Tree International do Rio de Janeiro e da cidade de Iasi, na Romênia. Ministra oficinas e workshops sobre a aplicação desse recurso nas narrativas em instituições particulares e públicas.

 

 

Para se inscrever, é necessário preencher o formulário (disponível aqui) e enviá-lo para: inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br

 

 

Dias: 20 e 27 de fevereiro; 06 e 13 de março (quintas–feiras)
Horário: das 14h às 17h
Carga horária: 12 horas
Público: Educadores, educadores ambientais, contadores de histórias e interessados em geral.
Vagas: 30 (HAVERÁ SELEÇÃO conforme público focalizado e respostas às questões, dentre os 50 primeiros inscritos).
Coordenação: Márcia Amélia Moura - docente da UMAPAZ
Local: Sede do DEA|UMAPAZ– Parque Ibirapuera.
Pedestres: Portão 7A para pedestres. Avenida IV Centenário, 1268.
Estacionamento: Portão 7, Av. República do Líbano (Zona Azul).

Inscrições: inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br
Ficha de inscrição: clique aqui