Seminário - O Uso das Plantas Nativas da Cidade de São Paulo no Paisagismo e Jardins da Cidade

Programação especial Solstício de Inverno

Objetivo: Incentivar a produção e o uso de plantas herbáceas e arbustivas nativas dos Biomas de São Paulo para a implantação de jardins na Cidade de São Paulo

Coordenação: Biólogas Ana Maria Brischi & Linda Lacerda da Silva

Público alvo: engenheiros agrônomos, Biólogos, arquitetos, profissionais da área de Paisagismo, Jardinagem, viveiristas, estudantes, munícipes em geral.
Vagas: 100

Programação:

8h às 8h20 – Abertura: Ana Maria Brischi & Linda Lacerda da Silva (Escola Municipal de Jardinagem/DEA-UMAPAZ)

8h20 às 9h – Ricardo José Francischetti Garcia (Herbário Municipal - DEPAVE-8) – Plantas Nativas da Cidade de São Paulo com Potencial Ornamental

9h às 9h40 – Shoei Kanashiro (Instituto de Botânica) – Bromélias da Mata Atlântica

9h40 às 10h20 – Roseli Alleman (DUC – DEPAVE-8) – Experiência Prática de Manejo de Plantas Nativas

Intervalo - Café

10h30 às 11h10 – Daniel Caballero (Artista Plástico) – Como fazer seu próprio Cerrado Infinito

11h10 às 11h50 – Mariana Siqueira (Arquiteta Paisagista, Brasília) – Jardins de Cerrado

11h50 às 12h30 – Ricardo Cardim (Cardim Arquitetura Paisagística) – Paisagismo sustentável e Uso das Plantas Nativas de São Paulo

14h às 14h40 – Djalma Rosa (Viveiro Carobinha, São Simão) – Produção de Espécies do Cerrado Paulista

Mesa Redonda - Como viabilizar a utilização de plantas nativas dos Biomas Paulistanos no Paisagismo da Cidade de São Paulo?

Ricardo José Francischetti Garcia é Biólogo, Coordenador do Herbário Municipal (DEPAVE-8 – DUC), Mestre e Doutor em Botânica pela Universidade de São Paulo, e Especialista em Educação Ambiental pela Universidade de São Paulo

Shoei Kanashiro é Pesquisador Científico do Instituto de Botânica do Núcleo de Pesquisa em Plantas Ornamentais, Engenheiro Agronômo com Mestrado e Doutorado em Fitotecnia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ – USP), com ênfase em Floricultura, atuando principalmente na área de fitotecnia e nutrição mineral.

Roseli Allemann é Engenheira Agrônoma (UNESP – Jaboticabal), Especialista em Análise do Uso e Conservação de Recursos Naturais (NEPAM – UNICAMP), Especialista em Agroecologia (Universidade de Berkeley), e Mestre em Gestão Integrada em Saúde do Trabalho e Meio Ambiente pelo SENAC, com o tema: ”Gestão da Qualidade da Produção Orgânica do Estado de São Paulo.

Daniel Caballero é artista plástico, autor do livro "Guia de campo dos Campos de Piratininga ou O que sobrou do Cerrado Paulistano ou Como fazer seu próprio Cerrado Infinito", e idealizador do Cerrado Infinito, um projeto de intervenção artística, que recria coletivamente a visualidade dos extintos Campos de Piratininga, paisagem de cerrado da qual se desenvolveu a cidade de São Paulo.

Mariana Siqueira é arquiteta paisagista formada pela USP, idealizou o projeto Jardins de Cerrado, que se inspira na savana brasileira, através da introdução de sua flora rasteira - sobretudo capins e plantas sub-arbustivas - nos ambientes urbanos. Trabalhou no escritório holandês West 8 e em projetos de Rosa Grena Kliass.

Ricardo Cardim é Mestre em Botânica pela USP e diretor da Cardim Arquitetura Paisagística. Pesquisa as áreas verdes e suas relações históricas, culturais e botânicas. Realiza projetos paisagísticos com o resgate da biodiversidade nativa e o desenvolvimento de novas espécies nativas ornamentais (Viveiros Legado das Águas Reservas Votorantim e Fábrica de Árvores).

Djalma Rosa é viveirista do Viveiro Carobinha, na região de São Simão - SP, trabalha há cinco anos com recuperação dos Cerrados, tendo pesquisado e conseguido a reprodução de 108 espécies de cerrado.

Dia: 21 de junho de 2017, quarta-feira
Horário: 8h às 16h
Local: Sede da UMAPAZ
Local: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera. Av. Quarto Centenário, 1268. Pedestres: Portão 7A.
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).

Inscrições encerradas.

Qualquer alteração na atividade será informada via e-mail aos inscritos.

 


» Clique aqui e veja todas as atividades da Escola Municipal de Jardinagem

 

Como chegar na UMAPAZ: