PUBLICAÇÕES

Confira as publicações relacionadas ao setor

  •  Manual de Arborização
    Uma boa arborização é essencial à qualidade de vida em uma metrópole
    como São Paulo. Cientes da necessidade de estabelecer normas técnicas
    para promover a implantação da arborização no espaço público, prevenindo
    assim as distorções causadas pela falta de planejamento, técnicos da
    Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Secretaria das Subprefeituras
    se reuniram para estabelecer e editar diretrizes relacionadas a projetos e
    implantação de arborização em vias e áreas livres públicas.
     
  •  Manual Técnico de Poda
    O Manual Técnico de Poda contribuiu para adequar e padronizar os procedimentos nas árvores do município de São Paulo. O ponto mais relevante é a importância de podar enquanto é considerada jovem, pois o corte é uma injúria a um organismo vivo, e quanto menor for essa ação mais rapidamente a árvore irá responder se tornando saudável, que contribuirá para a consolidação de uma floresta urbana adequada. As árvores são acompanhadas durante seu crescimento, permitindo que desenvolvam uma estrutura forte, compatível com o ambiente urbano, e garantindo-lhes maior longevidade, entregando à cidade uma cobertura arbórea mais eficiente. O manual é composto por textos técnicos e ilustrações sobre as características das árvores e seu desenvolvimento sob o ponto de vista da necessidade de poda no ambiente urbano, além da descrição dos principais tipos e técnicas de poda que deverão ser realizadas ao longo da vida de uma árvore. Traz informações sobre a execução da poda, indicando ferramentas e materiais adequados com especial atenção às questões de segurança.  
     
  • Livreto sobre o Viveiro Manequinho Lopes
    Este livreto comemora os 80 anos do Viveiro Manequinho Lopes – completados em 2008 –, trazendo um apanhado de suas ativ idades e uma cronologia de sua implantação até os dias de hoje. Um convite para visitar este equipamento da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, pleno de vitalidade, incrustrado no meio do Ibirapuera.
     
  • Viveiros - Manequinho Lopes, Harry Blossfeld e Arthur Etzel
    Como será que surgiram os parques, os jardins e as árvores que encontramos na cidade? Você já se perguntou como aquela árvore que está em frente à sua casa, à sua escola, foi parar ali? Trabalho árduo de pessoas que tinham amor pelo verde e queriam ver nossa cidade mais embelezada.
     
  • Espécies Produzidas nos Viveiros