Serviço de Manutenção de Árvores Consolidadas

Pioneiro na cidade de São Paulo, este serviço visa cuidar da saúde do exemplar arbóreo.

 

    

 

O Serviço de Manutenção de Árvores Consolidadas teve início em agosto de 2008 com o objetivo de verificar as condições dos exemplares arbóreos, principalmente os existentes em calçadas, com o objetivo de que esta árvore fique saudável e adequada ao ambiente urbano, que compreende alguns fatores como:

  • árvore que não interfira na rede elétrica;
  • árvore que permita o fluxo de pessoas e veículos em via.

A manutenção é essencial para minimizar os riscos que o exemplar arbóreo possa representar com relação a queda de galhos ou queda da própria árvore, dentre outros fatores. Além disto, o programa objetiva fazer com que o local onde a árvore se situa seja adequado à mesma, através de cuidados como: ampliação de canteiro, remoção de vegetação parasita, adubação, poda, plantio de forração. Desta maneira, as árvores ficarão mais saudáveis e receberão mais facilmente a água com o aumento da área permeável na calçada, o que contribuirá para reduzir as enchentes na cidade.

Serviços como plantio e ou remoção de exemplar arbóreo são realizados pela subprefeitura. O munícipe também pode realizar o plantio de árvore através da Campanha Permanente de Incentivo à Arborização. O contrato de manutenção contempla os tratos as árvores jovens visando conferir uma qualidade a este exemplar já plantado e que precisa de cuidados após um tempo de plantio.

Este é mais um serviço do Programa de Arborização, que além de plantar árvores por toda a cidade, está cuidando das árvores já plantadas, para que permaneçam cumprindo seu papel por muitos anos.

O Projeto Piloto foi desenvolvido e aprimorado no Depave-2.

Em caso de dúvidas sobre este serviço, entre em contato através dos seguintes canais:

Núcleo Norte 1
Núcleo Norte 2
Núcleo Sul 1
Núcleo Sul 2
Núcleo Sul 3
Núcleo Leste 1
Núcleo Leste 2
Núcleo Leste 3
Núcleo Centro-Oeste 1
Núcleo Centro-Oeste 2