PROAURP

Programa de Agricultura Urbana e Periurbana

O Programa de Agricultura Urbana e Periurbana (PROAURP) é de âmbito municipal, criado pela Lei 13.727/04 e regulamentado através do Decreto 51.801/10, que tem por objetivo incentivar e apoiar a produção agroecológica e a comercialização na cidade de São Paulo.


O PROAURP também é parceiro na implementação e condução do Programa de Produção de Fitoterápicos e Plantas Medicinais, criado pela Lei 14.903/09 e regulamentado pelo Decreto 51.435/10.

 

OBJETIVOS

Apoiar e incentivar a produção local, auxiliando na implantação de projetos de hortas (comunitárias, educativas, medicinais, de autoconsumo e com geração de renda), de criação de pequenos animais, de pomares e produção de plantas ornamentais. Os participantes acompanhados pelo PROAURP têm acesso à orientação técnica, agroecológica, ferramentas, sementes e outros insumos.

O QUE É A AGROECOLOGIA?

A Agroecologia é uma ciência que prevê o abandono da visão individualista, para analisar e investigar os processos biológicos, as transformações energéticas e as relações socioeconômicas como um todo.
O processo de produção agroecológica tem como princípios a manutenção da fertilidade do solo, a diversidade biológica e a busca da sustentabilidade do agroecossistema, com dependência mínima de energia e insumos externos. Dentro desta ciência, não há a utilização de produtos químicos agressivos à saúde e ao meio ambiente.

QUEM PODE PARTICIPAR?

• Escolas públicas e particulares;

• Unidades de Saúde;

• Produtores rurais e urbanos;

• Comunidades locais;

• Organizações não governamentais;

• Instituições de assistência social;

• Outras Secretarias

Parceiros:

Secretaria do Verde do Meio Ambiente

Secretaria de Coordenação das Subprefeituras - Supervisão Geral de Abastecimento

Secretaria da Saúde

Secretaria do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho

Secretaria de Educação

Secretaria de Participação e Parceria

VEJA TAMBÉM:

PROAURP no Núcleo Sul 1 

PROAURP no Núcleo Norte 2

PROAURP no Núcleo Centro-oeste 2

PROAURP no Núcleo Leste 1

PROAURP no Núcleo Leste 2

Eventos