Herbário Municipal

Na imagem, funcionária, de costas, manuseia arquivo do herbário, em metal pintado de verde, onde são armazenadas as pastas de catalogação de espécies.

Av. IV Centenário, 1268 (Portão 7A)
Parque Ibirapuera - CEP 04030-000
herbario_svma@prefeitura.sp.gov.br
Telefone: (11) 5574-6201

ATENÇÃO: A unidade está atendendo somente com agendamento prévio por telefone ou e-mail.

A Divisão de Produção e Herbário Municipal é responsável pelo nosso Herbário Municipal. "Herbário" é um acervo de plantas identificadas e catalogadas, devidamente prensadas e secas, que são preservadas para estudos por centenas de anos. Ele foi criado pela Prefeitura de São Paulo em 1984 com o objetivo de preservar e estudar a vegetação e divulgar a Flora da cidade de São Paulo, especialmente dos parques municipais

Seu acervo é valiosa fonte de documentação sobre o meio ambiente de determinada região, contando atualmente com cerca de 21.000 espécimes (entre ervas, arbustos, árvores nativas e ornamentais), coletados principalmente no município de São Paulo. Por meio deste setor, é realizada a identificação botânica, atendendo a necessidades técnicas da SVMA e da população em geral.

Em 1999, o Herbário Municipal foi registrado no Index Herbariorum, possibilitando maior intercâmbio científico nacional e internacional.

Reflora
O Programa Reflora, cuja base de dados está sediada no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, tem atuado fortemente para que o Brasil atinja a primeira meta da Estratégia Global para a Conservação de Plantas (GSPC-CDB). O Programa conta com uma rede de informações de 9 herbários estrangeiros com coleções importantes sobre a flora brasileira e 64 herbários brasileiros, dentre os quais está o Herbário Municipal de São Paulo (PMSP). As amostras da coleção (exsicatas) são fotografadas e junto com os dados associados são enviados para compor o Herbário Virtual Reflora, permitindo a consulta on line. Desta forma atende-se à demanda por informações técnicas e científicas indispensáveis também para as políticas de conservação, bem como se contribui para a transparência de dados. 

A importância da identificação botânica
As plantas, como todos os seres vivos, têm identidade, retratada por seu nome científico e sua classificação. Esses dados, exclusivos de cada espécie, são adotados internacionalmente para evitar confusões com os nomes populares. Isso é fundamental para o bom desenvolvimento de diversas atividades de conservação e recuperação ambiental. Confira:

  • O Herbário permite o reconhecimento de espécies raras ou ameaçadas de extinção, indicando plantas matrizes ou porta-sementes para sua propagação pelos viveiros. Essas plantas podem ser atrativas à fauna silvestre, ter interesse ornamental ou ainda possuir outros usos econômicos.
     
  • A pesquisa viabiliza a caracterização florística de parques, reservas ecológicas e outras áreas de proteção ambiental, avaliando seu grau de conservação e, portanto, possibilitando indicar medidas de manejo.
     
  • Também é possível fazer o reconhecimento de plantas tóxicas ou daninhas, visando seu controle.
     
  • As informações armazenadas permitem a divulgação da flora à população, por meio de placas, folhetos e cursos, contribuindo assim para a educação ambiental.
     
  • Os estudos permitem a escolha adequada de espécies para uso na arborização de ruas, uma vez que árvores com o mesmo nome popular podem ter características muito distintas e até conflitantes em relação às condições do espaço a ser arborizado, podendo mesmo acarretar problemas futuros.

SERVIÇOS

Identificação botânica para munícipes
Para ser orientado quanto à identificação botânica, o munícipe deve seguir as recomendações sobre o estado do material botânico que deseja identificar:

  • Corte com cuidado ramos com flores e/ou frutos (que são as partes fundamentais para a identificação das plantas). 
  • Caso não seja possível trazer o material fresco para o Herbário Municipal, coloque-o entre jornais, deixando-o prensado, secando ao sol ou sob calor, para que as folhas não fiquem enrugadas, nem embolorem. 
  • Anote os seguintes dados: tamanho da planta, presença de látex, cor das flores e/ou frutos, local e data de coleta; é importante incluir seu nome e telefone (ou endereço para resposta).

 

Para informações sobre a doação ou fornecimento de mudas produzidas nos viveiros municipais de produção >>>clique aqui<<<.