Coruja-buraqueira

Aves

 

1) Nome Popular :  Coruja-buraqueira
2) Nome científico :  Speotyto cunicularia
3) Onde pode ser encontrado em vida livre na cidade:
 
 CR: Parque do Carmo, Parque Santo Dias, Bairro Butantã, Bairro Vila Guilherme, Bairro Jaraguá
4) Biologia: Habitat: Campos, pastagens e gramados de áreas urbanas.
Comportamento:Terrícola. Apesar de diurna é mais ativa à noite. Tem o hábito de pousar sobre cupinzeiros, estacas, fios, e beira de estrasdas. Vive em tocas, que ela mesma constroi.
Alimentação: Besouros e outros artrópodes, e também pequenos mamíferos, aves, répteis e anfíbios, em menor quantidade.
Reprodução :Para a ovipostura utilizam câmara em túnel por ela escavado no solo ou buracos abandonados de tatus. A postura é de 4 ovos, incubados pelo casal durante 23 ou 24 dias. A alimentação dos filhotes é feita pelos pais. 
Grau de ameaça no Estado de S.Paulo e no Brasil
5) Relação com a cidade (adaptação, impacto, doenças)   
6) Curiosidades(tamanho, coloração, etc) Os filhotes ameaçam intrusos com um chocalhar que se assemelha ao ruído das cascavéis.
7) Histórico e fatos interessantes de animais atendidos:  Em outubro de 1996, foram recebidos dois filhotes de coruja buraqueira que foram retirados de um ninho no Pq. do Carmo e encaminhados para a Administração do Parque. Os filhotes eram muito imaturos e não se alimentavam sozinhos, tendo que receber alimentação na boca. Aos poucos começaram a se alimentar sozinhos e adquiriram comportamentos típicos da espécie, como cavar buracos. Após 80 dias, completaram seu desenvolvimento, foram considerados aptos à vida livre e soltos no Parque do Carmo
8) Fontes consultadas  Sick, H. Ornitologia Brasileira. Editora Nova Fronteira. Rio de Janeiro, 1997.
Hofling, E. & Camargo, H. F.A. 1993. Aves no Campus.Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, São Paulo, 126 p.