Curso de Orquídeas

Apostila

 


As plantas popularmente conhecidas como orquídeas pertencem à família Orchidaceae e representam aproximadamente 10% de todas as plantas floríferas do planeta.

É um dos grupos de plantas mais diversificados, pois as adaptações a diferentes ambientes e polinizadores fizeram com que as orquídeas desenvolvessem grande variedade de estruturas vegetativas e florais relacionadas à sua sobrevivência. A Orchidaceae apresenta cerca de 35 mil espécies e 150 mil
híbridos artificiais, oriundos de cruzamentos entre espécies diferentes.

Representantes desta família ocorrem em todas as partes do mundo, com exceção das regiões polares e desertos. A maioria das espécies ocorre nas regiões tropicais, sendo que o seu habitat vegetativo é bastante variável, podendo crescer diretamente no solo (terrestre), sobre pedras (rupícola), na matéria orgânica (vivendo como saprófita) e principalmente se desenvolvendo apoiada em outras plantas, em especial em árvores (epífita).

Devido à complexa interação ecológica com polinizadores e microrganismos, as orquídeas são também boas indicadoras ambientais. Nas regiões tropicais, onde aparecem em sua maioria como espécies epífitas, encontram-se entre as primeiras plantas a serem afetadas pela degradação ambiental e pela derrubada de florestas e entre as últimas a se instalarem nas áreas em recuperação.

Por crescerem nas árvores, muitas pessoas imaginam que elas são parasitas, o que é um erro. As orquídeas utilizam as árvores apenas como suporte para se fixarem e receberem luz.

Na natureza, as plantas epífitas realizam a fotossíntese e obtêm os nutrientes através da decomposição de materiais orgânicos (restos vegetais e animais, poeiras de origens diversas, etc.) retidos nas copas das árvores.

Muitos acreditam que as orquídeas são de difícil cultivo e acabam descartando a planta após o florescimento. Na verdade elas são, em geral, bastante rústicas e conseguem suportar longos períodos em condições inadequadas ao seu desenvolvimento.

Acesse a publicação (arquivo PDF)