Inventário da Biodiversidade do Município de São Paulo

 

A Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente – SVMA, com o objetivo de subsidiar e dar diretrizes às ações ambientais, no âmbito do município de São Paulo, desenvolve projetos de levantamento da biodiversidade em diversas áreas.

O conhecimento sobre a flora e a fauna silvestres é o ponto de partida para a elaboração de plano de manejo e conservação de áreas verdes, sendo importante ferramenta para o monitoramento ambiental, já que a relação das espécies que ocorrem em um ambiente é indicativa do grau de preservação do mesmo. As informações obtidas a partir destes estudos são utilizadas para subsidiar o manejo da fauna que ocorre no Município, a elaboração e análise de estudos e relatórios de impacto ambiental EIA/RIMAs, bem como programas e ações de educação ambiental.

A Divisão Técnica de Medicina Veterinária e Manejo da Fauna Silvestre – Divisão de Fauna (DEPAVE-3), do Departamento de Parques e Áreas Verdes – DEPAVE, realiza, desde sua criação em 1993, o Programa “Inventariamento Faunístico em Parques e Áreas Verdes do Município de São Paulo”. O inventário de fauna a ser apresentado a seguir é resultado do inventariamento de 138 áreas e cinco corpos hídricos dentro do município de São Paulo, incluindo as APA´s Capivari-Monos e Bororé-Colônia, Parques Urbanos, Parques Lineares, Parques Naturais e outras áreas verdes. Foram registradas 1113 espécies de Fauna, sendo consideradas 92 espécies Ameaçadas pelo Decreto Estadual nº 60.133/2014.

O Herbário do Município de São Paulo (PMSP) realiza um trabalho de levantamento da flora e caracterização da vegetação da cidade desde o início de suas atividades em 1984. São 161 pontos de coleta distribuídos em todas as regiões do município, contemplando tanto áreas urbanas ou antrópicas, quanto as diversas fitofisionomias naturais que ocorrem no território municipal.
A lista de espécies de flora é resultado de um trabalho de compilação de diferentes fontes de dados, incluindo amostras de plantas herborizadas documentadas no Herbário Municipal (exsicatas), relatórios de vistorias técnicas (plantas identificadas no Herbário Municipal, sem exsicatas) e referências bibliográficas (levantamentos florísticos ou fitossociológicos realizados no território do município desde 1911). A partir desses dados, foram registradas no munícipio um total de 4.768 espécies de plantas, das quais 3.584 são nativas do município. Neste inventário foram registradas 185 espécies de Flora nativa do município de São Paulo ameaçadas de extinção no Estado de São Paulo pela Resolução SMA nº 57 de 05/06/2016.

Inventário da Biodiversidade material completo (arquivo pdf)
 

Inventário da Biodiversidade do Município de São Paulo
Esta publicação foi impressa na forma de Suplemento no Diário Oficial da Cidade de São Paulo - Ano 61 / Número 241 / Dia 24 de dezembro de 2016