Água

 

 

 

Água

Progrmas e projetos

 

Operação Defesa das Águas

Em 2005, por sugestão da SVMA, foi retomada a fiscalização conjunta Estado e Município nas áreas dos mananciais. Em 2007 foi dado novo passo com a criação da Operação Defesa das Águas. O trabalho é intersetorial, conta com a participação de quatro secretarias municipais e quatro estaduais para defesa e recuperação dos mananciais (Guarapiranga, Billings, Cantareira e APA da Várzea do Tietê), e é coordenado pela Secretaria de Segurança Municipal.
Foi criada a Guarda Civil Ambiental, que hoje conta com efetivo de 540 agentes, 61 viaturas e 17 motos e três embarcações para a fiscalização integrada, além de uso semanal de helicópteros. São desenvolvidos programas habitacionais e de urbanização nessas regiões, incluindo regularização fundiária, saneamento, remoções de áreas de risco e vitais para a produção de água, além da criação de parques e da implantação de programas culturais e esportivos.

 

Parques Lineares

Recuperar fundos de vales dos rios e córregos da cidade por meio da implantação de áreas de lazer, saneamento e limpeza dos rios. Este é o objetivo dos chamados Parques Lineares. Sua implantação propicia a conservação das Áreas de Proteção Permanente (APPs) que margeiam os cursos d’água e minimizará os efeitos negativos das enchentes. Esses parques, além de representarem expansão da área verde na cidade, contribuirão para melhorar a permeabilidade do solo e para a proteção dos cursos d’água ainda não canalizados. Os parques irão também reduzir áreas de risco, na medida em que evitarão a construção de habitações irregulares nas áreas de várzea dos córregos, e ampliarão a qualidade de vida das populações que vivem na região ao disponibilizar equipamentos de lazer. Sua implantação foi concebida para resgatar o papel dos fundos de vale como parte do sistema de drenagem natural e acrescentando-lhes função social. É uma ação concreta de adaptação para enfrentar efeitos da mudança climática. Pela primeira vez a cidade conta com recurso específico para iniciar a implantação destes parques, através do Fundo de Desenvolvimento Urbano (FUNDURB) desde 2006. Já foram implantados vários parques lineares e muitos outros estão em diferentes etapas de implantação.

 

Operação Córrego limpo

Através de um convênio com a Sabesp, foram despoluídos 42 córregos da cidadeaté 2008 e desde então outros têm sido recuperados. Isso está possibilitando que a Prefeitura consolide uma orientação do Plano Diretor Estratégico de São Paulo – a implantação dos Parques Lineares ao longo das várzeas dos rios.

 

Parques da Orla Guarapiranga

Uma das estratégias da Operação Defesa das Águas é a implantação de parques na orla da Represa Guarapiranga, ampliando as opções de lazer para a população local e evitando novas ocupações da região. A revitalização da chamada “praia da Guarapiranga” inclui a criação de parques, cobrindo toda a área ainda não ocupada do entorno da represa. A Prefeitura promoveu desapropriações e demoliu os muros ao longo da Av. Robert Kennedy, de onde já é possível visualizar trechos da represa.Dentre os parques implantados, estão Linear Castelo Dutra, Linear São José, Praia São Paulo e Linear Barragem.

 

Parques Cantareira

Dez milhões de metros quadrados. Este é o total aproximado de área protegida que a Prefeitura de São Paulo está desapropriando na área de amortecimento da Cantareira. A implantação de novos parques, dos quais seis já estão em desapropriação, fará com que toda a área localizada ao ‘pé’ da Cantareira na cidade de São Paulo seja preservada. São parques lineares e tradicionais, com a finalidade de criar zonas de amortecimento e proteção do Parque Estadual da Serra da Cantareira. Servirão ainda como áreas de lazer e de convivência da população da região. Diversos investimentos vêm sendo executados pela Prefeitura na área, incluindo saneamento de córregos, urbanização de favelas e instalação de praças e áreas de lazer.

A aquisição de áreas na região da Cantareira é a proposta para a compensação ambiental do trecho norte do Rodoanel no município de São Paulo, garantindo assim um “efeito barreira” à urbanização sobre a serra.

A Secretaria do Verde trabalha a implantação de 11 parques no entorno da Cantareira, em diferentes fases (declaração de utilidade pública, elaboração de decreto de criação, desapropriação, projeto etc).

 

Rodoanel Sul: em São Paulo, estrada parque

Um acordo fechado entre a Prefeitura e o Governo do Estado no final de 2005 prevê, como compensação pelas obras do trecho sul do Rodanel Mário Covas, a implantação de 1.200 hectares de unidades de conservação, distribuídos em quatro núcleos: Jaceguava, Bororé, Varginha e Itaim. Além disso, será desapropriada uma faixa de até 300 metros ao longo do Rodoanel, que irá integrar os quatro núcleos. Tudo isso totaliza 1.500 hectares, ou seja: exatos 15 milhões de m², um aumento de 100% da área verde contabilizada pelos parques municipais em 2005.

A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente já recebeu parcialmente 3 Parques Naturais Municipais - Unidades de Conservação de Proteção Integral. Os trechos compreendidos entre estes Parques Naturais, inicialmente chamados pela Dersa de parques lineares, foram integrados a estas Unidades de Conservação porque funcionam como áreas de integração entre elas, ou seja, funcionam como corredores biológicos. Essas áreas de integração também contribuirão para impedir o avanço da mancha urbana na região, que tem vocação para produção de água. Dos 5 parques lineares previstos pela Dersa, 4 deles foram transferidos parcialmente para a SVMA e já fazem parte da área total dos Parques Naturais recentemente criados.

É importante lembrar que o conceito desses "parques lineares da Dersa" difere dos parques lineares implantados pela SVMA, que recuperam fundos de vale por meio da implantação de áreas de lazer margendo cursos dágua, minimizam os efeitos negativos das enchentes e propiciam a conservação de Áreas de Proteção Permanentes (APPs ).

 

voltar para

PROGRAMAS E PROJETOS SVMA