Barra de Impressão

Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente


  • Início
  • Secretarias
  • Meio Ambiente / Parques / Região sul


    Independência

    Avenida Nazareth, s/n - Ipiranga
    Prefeitura Regional do Ipiranga
    Área: 161.300m²
    Funcionamento: 5h às 20h
    Telefone: (11) 2273-7250

    INFRAESTRUTURA

    Praça para eventos, estacionamento, pista de Cooper, aparelhos de ginástica, playground, área de estar, sanitários, chafariz com fonte e cascata. Em sua área está a Casa do Grito (SMC), o Monumento da Indepêndência e Cripta Imperial , o Museu Paulista e, nos limites do parque, o Museu de Zoologia (USP).

    PARTICULARIDADES

    Tombado pelo CONDEPHAAT, CONPRESP E IPHAN, o parque é um marco histórico nacional. Na Colina do Ipiranga, junto ao Riacho do Ipiranga, D. Pedro I declarou o país independente de Portugal em 1822.

    Possui vegetação composta por áreas ajardinadas e bosques heterogêneos. No jardim francês à frente do Museu Paulista destacam-se topiárias de azaleia, buxo e falsa-figueira-benjamim, canteiros de rosas e arranjos de palmeiras e pinheiros. No bosque ao fundo do Museu encontram-se espécies como araribá-rosa, canela, canela-branca, cedro, embiruçu, falsa-seringueira, figueira-mata-pau, imbiruçu, jatobá, marinheiro, pau-ferro, pinheiro-do-paraná e sapucaia. Nas laterais do parque ocorrem bosques heterogêneos com araribá-rosa, eucalipto, jacarandá-mimoso, jaqueira, paineira, palmeiras e sibipiruna. Foram registradas 186 espécies, das quais 8 estão ameaçadas como a cabreúva, a grumixama e o palmito-jussara.

    Há registros de borboletas como a borboleta-pavão (Junonia evarete), assim chamada pelos “olhos” violetas nas suas asas. Dentre os mamíferos, ocorrem saguis, gambás-de-orelha-preta e bicho-preguiça. É uma ótima localidade para realizar avistamentos de psitacídeos (papagaios, periquitos, maracanãs e tuins) que encantam pela gritaria, coloração e comportamentos. Pica-paus e tiranídeos (pássaros da família do bem-te-vi) também estão bem representados. Chama atenção o “tamborilar” do joão-velho e do pica-pau-de-banda-branca, além da presença da alma-de-gato com sua notável cauda. Gavião-carijó e quiri-quiri são os rapinantes que patrulham a área em busca de refeições.

    Atualmente o Parque Independência está sendo ampliado complementando as atividades já existentes e reforçando sua vocação histórica. A nova área é de 21.188 m².

    ÔNIBUS:
    375V-10 – Central Plaza Shop. – Metrô Sta Cruz
    4113-10 – Gentil de Moura – Pça da República
    4706-21 – Ipiranga – Metrô Vila Mariana
    478P-10 – Sacomã – Pompéia
    5101-10 – Term. Sacomã – Term. Pq. D. Pedro II
    5703-10 – C.A. Ipiranga – Metrô Imigrantes
    + informações: www.sptrans.com.br


    • Copyright
    • SAC