Share

Guarapiranga

Estrada Guarapiranga, 575 – Parque Alves de Lima
Subprefeitura M’Boi Mirim
Área: 152.600 m²
Funcionamento: de terça a domingo das 6h às 18h
Fone (11) 5514-6332

INFRAESTRUTURA
Campo de futebol society, campo de terra, quiosques, churrasqueiras, trilha, quadras poliesportivas, playgrounds, sanitários, paraciclos, bosque, pista de caminhada, aparelhos de longevidade, bebedouros. Na área também funcionam o CECCO (SMS) e o Bosque da Leitura (SMC).

PARTICULARIDADES
Implantado junto à Represa de Guarapiranga, construída em 1908 pela São Paulo Tramway Light and Power Co. Em 1924, a represa passou a ser reservatório para abastecimento de água, formando um grande lago, que se tornou centro de excursões e passeios dos paulistanos. Com o passar dos anos foram surgindo clubes náuticos e residências de recreio para os fins de semana.

O projeto do parque foi elaborado pelo escritório Burle Marx e Cia e, em 1974 foi aberto ao publico. O parque tem a importante função de proteger a produção hídrica, minimizando a erosão e a sedimentação. Possui gramados, caminhos e recantos, abrigados por uma vegetação densa que desce até as margens da represa, composta predominantemente por eucaliptal entremeado por pequenos bosques com espécies da Mata Atlântica, além de áreas ajardinadas. Destacam-se angico-vermelho, cabuçu, capororocas (Myrsine coriacea e M. umbellata), camboatás (Cupania oblongifolia, C. vernalis e C. zanthoxyloides), guaçatonga, mandioqueiro, passuaré, pau-brasil, pau-de-tucano, tamanqueiro e tapiá-guaçu. Foram registradas 181 espécies, das quais 11 estão ameaçadas como a copaíba, o chichá e a grumixama.

Com fauna composta por 92 espécies, sendo 40 de borboletas, uma de réptil (lagarto-teiú), duas de mamíferos (o gambá-de-orelha-preta e o ratão-do-banhado) e 49 de aves. Nesse grupo ressalta-se a presença do pavó, um importante dispersor de sementes que se encontra ameaçado de extinção. No quesito beleza, destaque para a bandeirinha, que possui em sua plumagem as cores da bandeira nacional, daí seu nome. O gavião-carijó e a coruja-orelhuda figuram os rapinantes do parque. Foram avistadas aves endêmicas da Mata Atlântica como periquito-rico, pica-pau-anão-de-coleira, pica-pauzinho-verde-carijó, arredio-pálido e pichororé. Dentre as borboletas, destacam-se as detentoras de asas transparentes no tom cinza e manchas alaranjadas.

ÔNIBUS:
Terminal Santo Amaro
6028 - Terminal Santo Amaro – Riviera
737G – Terminal Santo Amaro – Terminal Guarapiranga

Terminal Guarapiranga
6019 – Terminal Guarapiranga – Jd. Alfredo
7710 – Metro Ana Rosa – Terminal Guarapiranga

Terminal Bandeira
6505 – Terminal Bandeira – Terminal Guarapiranga

Pinheiros
637 A – Pinheiros – Terminal Guarapiranga

Campo Limpo
745M – Campo Limpo – Shopping SP Market
 
+ informações: www.sptrans.com.br

Fonte: Textos/Fotos - GUIA DOS PARQUES MUNICIPAIS DE SÃO PAULO