Share

Barragem de Guarapiranga

Orla da Represa

Rua Dr. Caetano Petraglia Sobrinho, 41 - Jardim Guarapiranga
Subprefeitura Capela do Socorro
Área: 88.584 m²
Funcionamento: 6h às 19h
Telefone: (11) 5524-8403

INFRAESTRUTURA

Sede, pista de caminhada, campo de futebol, playground infantil, playground da longevidade, ciclovia, horta-escola, praça e píer.

PARTICULARIDADES

Implantado em parceria com a Subprefeitura, o parque abriga o monumento em homenagem aos “Heróis da Travessia do Atlântico” de autoria de Otone Zorlini (Treviso, Itália, 1891 – São Paulo, 1967). Este monumento, originalmente inaugurado em 21 de agosto de 1929, incorpora uma coluna com capitel em estilo jônico, retirada de construção milenar do Monte Capitólio, em Roma, e faz referência aos italianos Francesco de Pinedo, Carlo Del Prete e Vitale Zachetti.

A bordo do hidroavião Savoia-Marchetti S.55 “Santa Maria”, em etapa do voo iniciado em Elmas (Italia) e conhecido como “Raid das Duas Américas”, eles pousaram nas águas da Represa de Guarapiranga em 28 de fevereiro de 1927. Esta façanha seria repetida em agosto daquele mesmo ano, em hidroavião igual, denominado “Jahu”, sob o comando do brasileiro João Ribeiro de Barros, também pousando na Guarapiranga. Este hidroavião, único exemplar remanescente no mundo, já esteve exposto no Parque do Ibirapuera e encontra-se hoje preservado em museu aeronáutico em São Carlos/ SP.

Apresenta vegetação terrestre composta por gramados, arborização esparsa, alamedas de jerivás e campo de várzea. Destacam-se aroeira-mansa, figueira-benjamim, jerivá, pau-ferro, pinheiro-do-paraná e sibipiruna. Vegetação aquática composta por maciços de cataia, gramíneas, alface-d’água e salvínia.

Em relação à sua fauna, há ocorrência de duas espécies de roedores, o preá e o ratão-do-banhado e 25 de aves com destaque para as aquáticas e de brejo: irerê, ananaí, megulhão-caçador, biguá, garças, socós, carão, frangos-d’água, curutiés e jaçanãs. Nas jaçanãs, o cuidado da prole é exclusivo do pai, o qual comumente carrega os filhotes debaixo das asas. Embora bem escondidos, as patinhas dos filhotes denunciam esse interessante comportamento.

ÔNIBUS:
5362-10 Pq. Res. Cocaia - Pça. Da Sé
5362-21 Grajau - Pça. Da Sé
5362-22 Jd. Eliana - Pça. Da Sé
5362-23 Pq. Res. Cocaia - Borba Gato
5362-41 Pq. Res. Cocaia - Pq. Do Ibirapuera
5632-10 V. Sao Jose - Lgo. Sao Francisco
+ informações: www.sptrans.com.br