Barragem do Guarapiranga

Orla da Represa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

Rua Dr. Caetano Petraglia Sobrinho, 41 - Jardim Guarapiranga
Prefeitura Regional de Capela do Socorro
Área: 88.584 m²
Funcionamento: 07h às 19h
Telefone: (11) 5524-8403

INFRAESTRUTURA

Sede, pista de caminhada, campo de futebol, playground infantil, playground da longevidade, ciclovia, horta-escola, praça e píer.

PARTICULARIDADES

Implantado em parceria com a Prefeitura Regional, o parque abriga o monumento em homenagem aos “Heróis da Travessia do Atlântico” de autoria de Otone Zorlini (Treviso, Itália, 1891 – São Paulo, 1967). Este monumento, originalmente inaugurado em 21 de agosto de 1929, incorpora uma coluna com capitel em estilo jônico, retirada de construção milenar do Monte Capitólio, em Roma, e faz referência aos italianos Francesco de Pinedo, Carlo Del Prete e Vitale Zachetti.

A bordo do hidroavião Savoia-Marchetti S.55 “Santa Maria”, em etapa do voo iniciado em Elmas (Italia) e conhecido como “Raid das Duas Américas”, eles pousaram nas águas da Represa de Guarapiranga em 28 de fevereiro de 1927. Esta façanha seria repetida em agosto daquele mesmo ano, em hidroavião igual, denominado “Jahu”, sob o comando do brasileiro João Ribeiro de Barros, também pousando na Guarapiranga. Este hidroavião, único exemplar remanescente no mundo, já esteve exposto no Parque Ibirapuera e se encontra hoje preservado em museu aeronáutico em São Carlos/ SP.

Apresenta vegetação terrestre composta por gramados, arborização esparsa, alamedas de jerivás e campo de várzea. Destacam-se aroeira-mansa, figueira-benjamim, jerivá, pau-ferro, pinheiro-do-paraná e sibipiruna. Vegetação aquática composta por maciços de cataia, gramíneas, alface-d’água e salvínia.

Em relação à sua fauna, há ocorrência de duas espécies de roedores, o preá e o ratão-do-banhado e 25 de aves com destaque para as aquáticas e de brejo: irerê, ananaí, megulhão-caçador, biguá, garças, socós, carão, frangos-d’água, curutiés e jaçanãs. Nas jaçanãs, o cuidado da prole é exclusivo do pai, o qual comumente carrega os filhotes debaixo das asas. Embora bem escondidos, as patinhas dos filhotes denunciam esse interessante comportamento.

SERVIÇOS

- Ponto de coleta de recicláveis

- Ponto de coleta de óleo de cozinha

- Ponto de coleta de pilhas e baterias

- Espaço permanente de leitura e troca de livros


PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL 2017 PARQUE DA BARRAGEM DO GUARAPIRANGA

A Educação Ambiental, como ramificação da Educação, tem a tarefa de promover o diálogo, nas suas mais variadas formas, como meio de integração do homem com seu meio ambiente e consigo mesmo.

Objetivos:

Desenvolvimento de atividades de educação ambiental que estimulem a reflexão e a ação sobre a preservação do parque e do meio ambiente local, difundindo conceitos e informações ambientais junto aos servidores e freqüentadores do parque.

Criação de instrumentos e metodologias educativas que promovam a consciência cidadã e mudanças de hábitos em relação ao meio ambiente e à sustentabilidade.

Público-alvo: Grupos escolares e demais grupos organizados, servidores, conselheiros gestores e demais freqüentadores do Parque.

Cronograma:

As atividades serão realizadas semanalmente às terças e quintas, no período da manhã. Cada atividade terá duração de 2 horas e os cursos duração de até 4 horas. As atividades realizadas seguem o calendário fixo do parque e tem temas definidos de acordo com um calendário ambiental anual.

ATIVIDADES

Trilhas:

- Trilha da Coruja Buraqueira (mediante agendamento)

Percurso por diversas áreas do Parque tratando sobre aspectos ambientais e históricos do parque e de nossa região. Assuntos abordados: construção sustentável, compostagem, hortas, viveiros, fauna, vegetação de várzea e mata ciliar, importância das áreas verdes, mananciais, histórico da Guarapiranga e construção da barragem, e história e importância do Monumento aos heróis da travessia do atlântico.

- Trilha da Água + Projeto Observando Rios (atividade fixa mensal)

Percurso por áreas específicas do Parque, tratando da temática “água”, finalizando com participação no projeto “Rede das águas” em parceria com a SOS Mata Atlântica em que é realizada a coleta e análise da qualidade da água da Guarapiranga e terminando com uma roda de conversa sobre os resultados.
Assuntos abordados: Área de preservação permanente (APP), ciclagem de nutrientes, fauna aquática, vegetação de várzea e mata ciliar, pesca predatória, ciclo da água e Barragem da Guarapiranga.

Oficinas (semanais):

- Jardins suspensos
- Terrário
- Avistando aves no Parque Barragem da Guarapiranga
- Ciclo da Água
- Faça suas mudas de plantas
- Compostagem e Minhocário
- Pet puff
- Contação de histórias
- Mandalas com recicláveis
- Jogos ambientais
- Posse responsável
- Confecção de sachê de ervas aromáticas

Cursos (mensal):

- Ervas medicinais – do cultivo ao uso (Pati)
- Serpentes – conhecer para preservar (Uever)
- Jardinagem em pequenos espaços (Pati)
- Sabonetes artesanais com ervas (Valquiria)
- Mosaicos sustentáveis (Freqüentadora)
- Fauna residente, migratória e observação de aves do Parque (Uever)
- Ictiofauna do Parque e a importância de sua biodiversidade e preservação (Uever)
- Identificação de plantas bioindicadoras da qualidade da água da Guarapiranga (Pati)

Cine Ambiental (atividade mensal)

- Filmes e documentários com temática ambiental finalizando com roda de conversa sobre o tema.

Atividades Ambientais Fixas:

- Abraço Guarapiranga – 04 de junho
- Aniversário do Parque – 17 de dezembro

Sugestão de Atividade:

- Mutirão de plantio da Mata Ciliar
- Mutirão de limpeza das margens da Guarapiranga
- Pedal com Picnic na Represa e Oficina de Bike

 

 

 

ÔNIBUS:
5362-10 Pq. Res. Cocaia - Pça. Da Sé
5362-21 Grajau - Pça. Da Sé
5362-22 Jd. Eliana - Pça. Da Sé
5362-23 Pq. Res. Cocaia - Borba Gato
5362-41 Pq. Res. Cocaia - Pq. Do Ibirapuera
5632-10 V. Sao Jose - Lgo. Sao Francisco
+ informações: www.sptrans.com.br