Share

Trote

Rua Nadir Dias Figueiredo, s/n - Portaria 1
Subprefeitura Vila Maria/ Vila Guilherme
Área: 120.000 m2
Funcionamento: 5h30 às 20h
Telefone: (11) 2905-0165

INFRAESTRUTURA

Possui dependências acessíveis aos portadores de necessidades especiais, crianças e idosos. Tem pista de Cooper, pista de corrida, ciclovia, espaço destinado para alongamento, sanitários, lixeiras para separação de lixo reciclável, lago, trilha sensorial. Em sua área funcionam o Bosque da Leitura (SMC) e o CECCO (SMS).

PARTICULARIDADES

As edificações da antiga Sociedade Paulista do Trote estão em processo de restauro e implantação de um projeto paisagístico que integre as edificações recuperadas ao restante das áreas dos parques. Por estar encostado no Parque Vila Guilherme, ambos são tratados pela população como um parque só, conhecido como Parque Vila Guilherme – Trote (PVGT), totalizando uma área verde de aproximadamente 185.000m².

Sua vegetação é composta por áreas ajardinadas e arborização esparsa. Destacam-se cinamomo, jatobá, mangueira, paineira, pitangueira e tipuana, além de agrupamento de falsa-figueira-benjamim e renque de pínus. Apresenta uma Trilha dos Sentidos destinada ao reconhecimento de espécies vegetais pelo tato, olfato e visão.

Há ocorrência de 45 espécies de fauna, sendo 11 de borboletas e 34 de aves. Dentre os emplumados, destaque para as de área aberta, como quero-quero, anu-branco, beija-flor-tesoura, pica-pau-do-campo, polícia-inglesa-do-sul, tico-tico, tiziu e bico-de-lacre. O gavião-carijó surpreende suas presas se atirando de poleiros altos. Sua presença não é bem vinda para bem-te-vis, suiriris, tesouras e beija-flores que, apesar da diferença de tamanho, enfrentam e afugentam com afinco este rapinante. Enferrujado, suiriri e juruviara são pássaros migratórios que passam parte do seu ciclo de vida no parque. Dentre as borboletas, destaca-se a borboleta rainha, que apresenta asas alaranjadas com bolinhas pretas Outra atividade oferecida regularmente é a Trilha das Aves para o reconhecimento das espécies presentes no parque.

Há 2 anos o parque abriga o evento Revelando São Paulo.

ÔNIBUS:
2127-10 – Jd. Brasil / Metrô Liberdade
172K-10 – Jd. Tremembé / Metrô Tatuapé
271F-10 – Metrô Belém / Shop. Center Norte
2161-10 – Pq. Edu Chaves / Pça. Do Correio
271M-10 – Pq. Novo Mundo / Metrô Santana
172N-10 – Shop. Center Norte / Metrô Belém
1721-51 – Vila Ede / Pça. Do Correio
172Y-10 – Vila Constança / Metrô Belém
2123-10 – Vila Medeiros / Metrô Liberdade
119C-10 – Vila Sabrina / Term. Princ. Isabel
+ informações: www.sptrans.com.br