Santa Amélia

Rua Timóteo Correa de Góes, 30 – Jardim das Oliveiras
Prefeitura Regional de Itaim Paulista
Área: 34.000 m²
Funcionamento: 6h às 18h
Telefone: (11) 2963-3382

INFRAESTRUTURA

Pista de Cooper, miniquadra e minicampo de futebol, quadra de vôlei, quadras poliesportivas, aparelhos de ginástica, mesas para jogos, playground. Rampas de entrada e sanitários acessíveis. Na área do parque funcionam também um CECCO e um telecentro (SMPP).

PARTICULARIDADES

Localizado no extremo leste do município, o Parque Santa Amélia originou-se como praça e para sua transformação em parque, implementou-se uma reformulação paisagística, com cercamento, instalações para administração e sanitários, bem como a implantação de novos equipamentos. A população acompanhou o trabalho desde a fase de elaboração do projeto até o término das obras.

Sua vegetação é composta por áreas ajardinadas, gramados e arborização esparsa. Destacam-se camboatá, ipê-amarelo, jacarandá-paulista, macaúba, magnólia-amarela, paineira, plátano, quaresmeira, suínã e tipuana, além de agrupamento de pata-de-vaca e um renque de ipê-de-el-salvador.

Foram observadas 17 espécies de aves comuns da cidade, tais como rolinha, anu-preto, guaracava-de-barriga-amarela, sabiá-do-campo, bem-te-vi, corruíra, andorinha-pequena-de-casa. Na primavera o parque recebe pássaros migratórios como suiriri e tesourinha, que juntas ao bando de andorinhas contribuem no controle biológico de insetos, base alimentar dessas aves. Há registros de corujas-buraqueiras, uma das poucas corujas que exibe atividade diuturna. Casais de saí-andorinha com machos “vestindo” azul brilhante e fêmea inteiramente verde dão vivacidade ao parque.

ÔNIBUS:
2016-10 Jd. Das Oliveiras - Sao Miguel
2076-10 Jd. Oliveiras - Term. Penha
2078-10 Jd. Das Oliveiras - Term. São Miguel
273X-51 Jd. Mabel - Metro Artur Alvim
3902-10 Estação Cptm Jd. Romano - Guaianazes
+ informações: www.sptrans.com.br