Santa Amélia

 Leste                         

Um retângulo com quatro fotografias dentro, separadas por uma fina linha branca. A primeira foto trilha de terra com galhos e folhas ao redor e árvores ao fundo, a segunda foto flores brancas com talos verdes, a terceira foto uma pequena árvore, a quarta foto campo aberto com grama e arbustos ao redor.Rua Timóteo Correa de Góes, 30 – Jardim das Oliveiras
Inaugurado em 22/03/1992
Subprefeitura do Itaim Paulista
Área: 34.000 m²
Aberto diariamente das 6h às 18h
Telefone: (11) 2963-3382
Decreto de criação 49.219 de 14 de fevereiro de 2008

 

Possui coleta de óleo de cozinha.

INFRAESTRUTURA
Pista de Cooper, miniquadra e minicampo de futebol, quadra de vôlei, quadras poliesportivas, aparelhos de ginástica acessíveis, mesas para jogos, playground. Rampas de entrada, sanitários e áreas de circulação acessíveis. Vagas de estacionamento para pessoas com deficiência, rede wi-fi.

PARTICULARIDADES
Localizado no extremo leste do município, o Parque Santa Amélia originou-se como praça e para sua transformação em parque, implementou-se uma reformulação paisagística, com cercamento, instalações para administração e sanitários e implantação de novos equipamentos. A população acompanhou o trabalho desde a fase de elaboração do projeto até o término das obras.

Vegetação com áreas ajardinadas, gramados e arborização heterogênea. Destaques da FLORA: araribá (Centrolobium tomentosum), árvore-orquídea (Bauhinia blakeana), cabreúva (Myroxylon peruiferum), camboatá (Cupania vernalis), coqueiro (Cocos nucifera), grumixama (Eugenia brasiliensis), ipê-amarelo (Handroanthus chrysotrichus), ipê-de-el-salvador (Tabebuia rosea), jacarandá-mimoso (Jacaranda mimosifolia), jerivá (Syagrus romanzoffiana), macaúba (Acrocomia aculeata), paineira (Ceiba speciosa), palmeira-coca-cola (Roystonea borinquena), plátano (Platanus acerifolia), quaresmeira (Pleroma granulosum), sibipiruna (Poincianella pluviosa var. peltophoroides), suinã (Erythrina speciosa) e tipuana (Tipuana tipu). Já foram registradas 89 espécies vasculares, das quais estão ameaçadas de extinção: palmito-jussara (Euterpe edulis), pau-brasil (Paubrasilia echinata) e pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia). Inventário de flora 2021.

Foram observadas na sua FAUNA 17 espécies de aves comuns da cidade, tais como rolinha, anu-preto, guaracava-de-barriga-amarela, sabiá-do-campo, bem-te-vi, corruíra, andorinha-pequena-de-casa. Na primavera o parque recebe pássaros migratórios como suiriri e tesourinha, que juntas ao bando de andorinhas contribuem no controle biológico de insetos, base alimentar dessas aves. Há registros de corujas-buraqueiras, uma das poucas corujas que exibe atividade diuturna. Casais de saí-andorinha com machos “vestindo” azul brilhante e fêmea inteiramente verde dão vivacidade ao parque.

O BAIRRO
A bacia hidrográfica do bairro, cortado por seis córregos no sentido norte-sul que deságuam no rio Tiête, foi propícia à implantação de olarias, que no início do século passado se multiplicaram na região. Elas acompanhavam a demanda dos materiais de construção, enquanto pedregulhos e areia eram extraídos do rio Tietê. A região do Itaim começou a receber seus primeiros moradores apenas no final do século18. Com a chegada da Ferrovia Estrada do Norte, antiga Central do Brasil, no século 19, o bairro começou a se desenvolver com as casas surgindo ao longo das margens dos trilhos. Em 1957 o Itaim Paulista ganhou sua primeira paróquia, de João Batista. Com o desenvolvimento econômico, o Itaim conquistou sua emancipação política. Em 1980 a região foi elevada à condição de distrito autônomo, desmembrando-se de São Miguel Paulista.

CONSULTE AQUI O REGULAMENTO DO PARQUE

CONSELHO GESTOR
Os Conselhos Gestores dos Parques Municipais foram criados em 2003 para garantir a participação popular no planejamento, gerenciamento e fiscalização das atividades que ocorrem nos parques. O objetivo é envolver a comunidade na discussão das políticas públicas de forma consultiva, com enfoque nas questões socioambientais. Os Conselhos são integrados por representantes da sociedade civil (em geral, três frequentadores e um representante de movimento social ou entidade local), um representante dos trabalhadores do parque e três representantes do Poder Executivo.
Saiba mais sobre os Conselhos Gestores no site da SVMA.

COMO CHEGAR?
2080/10 – Cid. Kemel / Term. Aricanduva
3902/10 – CPTM Jd. Romano / CPTM Guaianazes
2016/10 – Jd. das Oliveiras / São Miguel
2076/10 – Jd. das Oliveiras / Term. Penha
2088/10 – Conj. Encosta Norte / Term. A. E. Carvalho
EMTU: 315 – Estação Itaim (via Santa Helena) / Est. de Poá (via Fonte Áurea) – São Paulo (Estação CPTM Itaim Paulista) / Poá (Terminal Rodoviário Ayrton Senna)
+ informações: www.sptrans.com.br

 Siga a SVMA nas redes sociais