Piqueri

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Rua Tuiuti, 515 - Tatuapé
Prefeitura Regional da Mooca
Área: 97.200 m²
Funcionamento: 6h às 18h
Telefone: (11) 2097-2213

INFRAESTRUTURA

Áreas de estar, pista de Cooper, bicicletário, campo de futebol de areia, quadra de campo, quadras poliesportivas, aparelhos de ginástica, playgrounds, lago, palco para apresentações, sanitários e canchas de bocha. Na área do parque funciona também o Ponto da Leitura (SMC). Embora não disponha de estacionamento, há vagas na rua Tuiuti, em frente ao parque.

PARTICULARIDADES

O nome Piqueri faz alusão à tribo indígena que habitava o trecho localizado na confluência do Ribeirão Tatuapé e do Rio Grande, atual Tietê. Em 1976, a área do parque corresponde à antiga Chácara do Piqueri foi definitivamente incorporada ao patrimônio municipal.

Possui vegetação composta por eucaliptal, alameda de sibipirunas, bambuzal e bosques heterogêneos. Destacam-se alecrim-de-campinhas, casuarina, espatódea, faveira, grevílea-gigante, ingá-banana, jacarandá-mimoso, jatobá, jerivá, magnólia-branca, paineira, pau-ferro e pau-incenso. Foram registradas 152 espécies, das quais 5 estão ameaçadas como a grumixama, o pinheiro-do-paraná e a unha-de-vaca-do-campo.

Conta com aproximadamente 90 espécies de fauna, incluindo peixes, sapo-cururu, tigres-d’água e cobra-de-duas-cabeças (na verdade, um lagarto serpentiforme). Há setenta e nove espécies de aves, com destaque para a família dos pica-paus, sabiás, papagaios e maracanãs, papa-moscas tiranídeos e, saíras e sanhaçus – traupídeos, que reúnem grande número de espécies. Há ainda registros interessantes de anambé-branco-de-rabo-preto, sabiá-ferreiro, saíra-ferrugem, saí-azul e saí-andorinha, que chamam a atenção pela beleza da plumagem e do canto. O ouriço-cacheiro representa o mamífero do parque.

ÔNIBUS:
1177-10 – Term. A.E. Carvalho – Estação da Luz
1178-10 – São Miguel – Pça do Correio
1180-10 – Vila Dr. Eiras – Pça. Princ. Isabel
172J-10 – Jd. Brasil – Tatuapé
172K-10 – Jd, Tremembé – Metrô Tatuapé
172X-10 – Pq. Novo Mundo – Metrô Tatuapé
211R-10 – Jd. das Oliveiras – Estação da Luz
211V-10 – Vila Paranaguá – Estação da Luz
271ª-10 – Term. Penha – Metrô Santana
331T-10 – Jd. Helena – CCPD Raul Tabajara
+ informações: www.sptrans.com.br