Share

Piqueri

R. Tuiuti, 515 – Tatuapé
Subprefeitura Mooca
Área: 97.200 m²
Funcionamento: diariamente das 6h às 18h / 6h às 19h (horário de verão)
Fone: (11) 2097-2213

INFRAESTRUTURA
Áreas de estar, pista de Cooper, bicicletário, campo de futebol de areia, quadra de campo, quadras poliesportivas, aparelhos de ginástica, playgrounds, lago, palco para apresentações, estacionamento, sanitários, conchas de bocha. Na área do parque funciona também o Ponto da Leitura (SMC).

PARTICULARIDADES
O nome Piqueri faz alusão à tribo indígena que habitava a área localizada na confluência do Ribeirão Tatuapé e do Rio Grande, atual Tietê. A área do parque corresponde à antiga Chácara do Piqueri que em 1976, que foi definitivamente incorporada ao patrimônio municipal.

Possui vegetação composta por eucaliptal, alameda de sibipirunas, bambuzal e bosques heterogêneos. Destacam-se alecrim-de-campinhas, casuarina, espatódea, faveira, grevílea-gigante, ingá-banana, jacarandá-mimoso, jatobá, jerivá, magnólia-branca, paineira, pau-ferro e pau-incenso. Foram registradas 152 espécies, das quais 5 estão ameaçadas como a grumixama, o pinheiro-do-paraná e a unha-de-vaca-do-campo.

Conta com aproximadamente 90 espécies de fauna, incluindo peixes, sapo-cururu, tigres-d’água e cobra-de-duas-cabeças, que, na verdade, trata-se de um lagarto serpentiforme. Setenta e nove espécies de aves, com destaque para a família dos pica-paus, sabiás, papagaios e maracanãs, papa-moscas tiranídeos e, saíras e sanhaçus – traupídeos, que reúnem grande número de espécies. Há registros interessantes de anambé-branco-de-rabo-preto, sabiá-ferreiro, saíra-ferrugem, saí-azul e saí-andorinha que chamam atenção pela beleza da plumagem ou canto. Ouriço-cacheiro representa o mamífero do parque.

ÔNIBUS:
1177-10 – Term. A.E. Carvalho – Estação da Luz
1178-10 – São Miguel – Pça do Correio
1180-10 – Vila Dr. Eiras – Pça. Princ. Isabel
172J-10 – Jd. Brasil – Tatuapé
172K-10 – Jd, Tremembé – Metrô Tatuapé
172X-10 – Pq. Novo Mundo – Metrô Tatuapé
211R-10 – Jd. das Oliveiras – Estação da Luz
211V-10 – Vila Paranaguá – Estação da Luz
271ª-10 – Term. Penha – Metrô Santana
331T-10 – Jd. Helena – CCPD Raul Tabajara
+ informações: www.sptrans.com.br  

Fonte: Textos/Fotos - GUIA DOS PARQUES MUNICIPAIS DE SÃO PAULO