Share

Ecológico Chico Mendes

Rua Cembira, 1201 – Vila Curuçá Velho
Subprefeitura Itaim Paulista
Área: 61.600 m²
Funcionamento: diariamente das 7h às 18h
Fone: (11) 2035-2270

INFRAESTRUTURA
Churrasqueiras, quiosques, quadras de futebol, pista de Cooper, sanitários, playgrounds, trilha, nascentes, córrego e lago. Casarão para reuniões e exposições, que abriga também um telecentro (SMPP) e um CECCO (SMS).

PARTICULARIDADES
Localizado em uma região carente de áreas verdes, a área pertencia à antiga Fazenda Chácara Figueira Grande desapropriada em 1987 para a implantação do parque público.

Aberto ao público em 1989, o parque recebeu o nome de Francisco Mendes Filho – Chico Mendes – seringueiro, sindicalista e ecologista; e foi definido como de uso cultural, de lazer passivo e voltado para pesquisa e conhecimento do meio ambiente.

Sua vegetação é composta por remanescente de Mata Atlântica que acompanha o córrego até o lago, áreas ajardinadas, pomar e eucaliptal. Destacam-se canelas (Endlicheria paniculata e Ocotea lanata), canjerana, cafezinho, castanha-portuguesa, gameleira-brava, guapuruvu, ipê-rosa, jambolão, jatobá, mamica-de-porca, paineira, patas-de-vaca (Bauhinia longifolia e B. variegata), pitangueira e tapiá-guaçu.

Reúne 44 espécies de animais, das quais 40 são aves. Dentre elas, guaracava-de-barriga-amarela, bem-te-vizinho-penacho-vermelho, joão-teneném, pitiguari, saí-canário, figuinha-de-rabo-castanho e pula-pula. As rapinantes como quiri-quiri, gavião-carijó e coruja-orelhuda se refugiam no bosque. Além disso, o parque conta com a presença de caranguejo-de-água-doce, saguis e gambás-de-orelha-preta.

ÔNIBUS:
2583-10 – Vila Curuçá – Term. Pq. D. Pedro II
273R-10 – Jd. Robru
2704-10 – Jd. Robru
273N-10 – Cidade Kemel II
2756-10 – Guaianases
2755-10 – Guaianases
2756-10 – Metrô Patriarca

+ informações: www.sptrans.com.br  

Fonte: Textos/Fotos - GUIA DOS PARQUES MUNICIPAIS DE SÃO PAULO