Ermelino Matarazzo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Avenida Abel Tavares, 1564
Prefeitura Regional de Ermelino Matarazzo
Área: 50.023 m²
Horário: segunda a sábado, das 8h às 17h
Telefone: (11) 2214-7481

INFRAESTRUTURA

Áreas de churrasqueiras, playground, equipamentos para prática de exercícios, sanitários, bosque, horta, Associação Casa dos Deficientes de Ermelino Matarazzo (ACDEM) e Telecentro (SMPP). Rampa de acesso com cobertura para cadeirantes.

PARTICULARIDADES

A região começou a se desenvolver por volta de 1926, com a chegada da ferrovia e a construção da estação ferroviária Comendador Ermelino Matarazzo. As indústrias Matarazzo e Cisper instalaram suas fábricas no local e as áreas ao redor da estação foram loteadas e transformadas em vila. O parque foi implantado em chácara desapropriada remanescente da casa de veraneio da família Matarazzo., sendo o prédio onde se localizam a administração do parque, o Telecentro e a ACDEM a única construção histórica testemunha do desenvolvimento industrial de São Paulo.

Sua vegetação é composta por áreas ajardinadas e bosque. Destacam-se abacateiro, espatódea, eucalipto, falsa-figueira-benjamim, grevílea-gigante, pínus e sibipiruna.

Foram registradas 37 espécies, das quais o pau-brasil está ameaçado. Quero-quero, asa-branca, rolinha, beija-flor-tesoura, joão-de-barro, ferreirinho-relógio, sabiá-laranjeira, alegrinho, sanhaçu-do-coqueiro e bico-de-lacre são alguns dos exemplos das 20 espécies observadas na localidade. Também foram identificadas seis espécies de borboletas, destacando-se a borboleta “estaladeira”, chamada assim pelo som característico que emite na época do acasalamento. O andorinhão-do-temporal é a única espécie migratória e pode ser vista sobrevoando a região apenas de setembro a março, com “design” de dar inveja a qualquer engenheiro aeronáutico.

Conheça a PROGRAMAÇÃO FIXA do parque.

ÔNIBUS:
1180-10 – Vila Dr. Eiras – Praça Princ. Isabel
211V-10 – Vila Paranaguá – Estação da Luz
2582-10 – Vila Nova Curuçá – Term. Pq. D. Pedro II
2582-21 – Vila Robertina – Term. Pq. D. Pedro II
2719-10 – Ermelino Matarazzo – Metrô Vila Matilde
2720-10 – Jd. Belém – Metrô Guilhermina
2767-10 – Cid. Pedro J. Nunes – Metrô Tatuapé
2768-10 – Vila Mara – Metrô Penha
informações: www.sptrans.com.br