Linear Ipiranguinha

 Leste                         

 

Um retângulo com quatro fotografias dentro, separadas por uma fina linha branca. A primeira foto pequenas flores em tom de rosa, a segunda foto do parquinho, a terceira foto de uma flor em tom de rosa, a quarta foto grama verde alta com um dente-de-leão branco, com árvores ao fundo.
Av. Cipriano Rodrigues; r. Cantiga do Amor, 02 - Jd. Cotching
Inaugurado em 2007
Subprefeitura de Aricanduva/Vila Formosa
Decreto em fase de regulamentação
Área total: 24.905 m²
Aberto 24h


INFRAESTRUTURA
Playgrounds, caminhos, gramados e áreas de estar. Acessibilidade em equipamentos de ginástica, rampa de acesso ao parque e áreas de circulação.

PARTICULARIDADES
Implantado em parceria com a Subprefeitura, o parque foi criado para qualificar áreas de preservação do Córrego Ipiranguinha, afluente do Rio Aricanduva, e para contribuir com a drenagem urbana da região.

Apresenta vegetação composta por áreas ajardinadas e arborizadas. Destaques da FLORA: eucalipto (Eucalyptus sp.), figueira-benjamim (Ficus benjamina), guapuruvu (Schizolobium parahyba), jambeiro (Syzygium jambos), paineira (Ceiba speciosa), pitangueira (Eugenia uniflora), suinã (Erythrina speciosa) e unha-de-vaca (Bauhinia variegata var. candida). Já foram registradas 63 espécies vasculares. Inventário de flora 2021.

A FAUNA da área conta com 12 espécies de aves. Como exemplo podemos citar o caracará, sabiá-laranjeira, cambacica, beija-flor-tesoura, rolinha, bem-te-vi, sanhaço-cinzento e periquito-rico, espécies mais frequentes em ambientes urbanos.

O BAIRRO
Em 1560 Brás Cubas (fundador de Santos), acompanhado de Luiz Martins, resolveu subir ao planalto em busca de ouro na sua sesmaria. Após passar pela Serra do mar, encontrou um riacho, o ribeirão que os indígenas chamavam Tatu-apé (segundo o vocabulário tupi-guarani, "caminho do tatu"). Logo a seguir, encontraram um rio maior, ao qual denominaram Rio Grande (Tietê). As terras foram depois ocupadas por sitiantes e a família de João Casa Grande a ocupou de 1885 a 1911.

As terras foram vendidas aos irmãos Jacob, que as venderam à Companhia Melhoramentos do Braz por volta de 1920, para loteamento. Para estimular as vendas, a empresa chegou a fornecer até tijolos! Já o nome “Vila Formosa” foi uma referência à cidade de Formosa, nome dado a Ilhabela. O desenvolvimento do bairro ganhou força em 1933, quando da sua independência do Tatuapé. A chegada de alguns serviços (cartório, correios) e de transporte público consolidaram o bairro a partir de 1960.

CONSELHO GESTOR
Os Conselhos Gestores dos Parques Municipais foram criados em 2003 para garantir a participação popular no planejamento, gerenciamento e fiscalização das atividades que ocorrem nos parques. O objetivo é envolver a comunidade na discussão das políticas públicas de forma consultiva, com enfoque nas questões socioambientais. Os Conselhos são integrados por representantes da sociedade civil (em geral, três frequentadores e um representante de movimento social ou entidade local), um representante dos trabalhadores do parque e três representantes do Poder Executivo. Saiba mais sobre os Conselhos Gestores no site da SVMA.

COMO CHEGAR
3029/10 – Jd. das Rosas / Metrô Tatuapé
351F/10 – Jaçanã / Term. Vl. Carrão
3762/10 – Jd. Iva / Metrô Tatuapé
574W/10 – Jd. Walkiria / Metrô Belém
575C/10 – Ipiranga / Vl. Matias

Fonte: Textos/Fotos - GUIA DOS PARQUES MUNICIPAIS DE SÃO PAULO

 

  Siga a SVMA nas redes sociais