Linear Aricanduva

 Leste                         

 

Um retângulo com quatro fotografias dentro, separadas por uma fina linha branca. A primeira foto mostra um balanço com dois assentos nas cores vermelho, azul e amarelo. A segunda, a terceira foto e a quarta foto mostram a vegetação do parque, com gramado verde, árvores com copas verdes e arbustos com folhas espetadas também em tom de verde, 
Rua Dr. Alarico Silveira, 586 - Jd. Aricanduva; acessado também pela av. Aricanduva.
Criado por decreto em 01/11/2012
Aberto 24h
Subprefeitura de Aricanduva/Vila Formosa
Área: 63.224 m²
Decreto de criação: 53.510 de 01 de novembro de 2.012


INFRAESTRUTURA
Possui quadras poliesportivas, playgrounds, caminhos, gramados, áreas de estar e pista de skate. Possui estacionamento gratuito e acessibilidade nas rampas e áreas de circulação.

ATENÇÃO: O USO DO CAPACETE É OBRIGATÓRIO NAS PISTAS DE SKATE.

PARTICULARIDADES
A implantação do Parque Linear Aricanduva contou com intervenções de contenção das margens e plantio de espécies nativas.

Vegetação composta por áreas ajardinadas arborizadas e bosque heterogêneo.
Destaques da FLORA: aldrago (Pterocarpus rohrii), alfeneiro (Ligustrum lucidum), figueira-benjamim (Ficus benjamina), ipê-de-el-salvador (Tabebuia rosea), jambolão (Syzygium cumini), jerivá (Syagrus romanzoffiana), leucena (Leucaena leucocephala), mangueira (Mangifera indica), moringa (Moringa oleifera), pau-de-balsa (Ochroma pyramidale), pau-ferro (Libidibia ferrea var. leiostachya), pau-formiga (Triplaris americana) e resedá (Lagerstroemia indica).
Já foram registradas 44 espécies vasculares, das quais está ameaçada de extinção: cedro (Cedrela fissilis). Inventário de flora 2021.

Na FAUNA, é possível observar espécies de aves frequentes da cidade como quero-quero, periquitão, beija-flor-tesoura, coruja-buraqueira, joão-de-barro, sanhaço-cinzento, saíra-amarela, sabiá-laranjeira, suiriri e cambacica.

O BAIRRO
Em meados do século XVII, Brás Cubas possuía uma chácara para frequência de lazer situada onde hoje estão os bairros do Pari e Tatuapé. Desde meados do século XIX, a área hoje pertencente à Vila Formosa era ocupada por chacareiros e sitiantes. Em 1885, as terras pertenciam à família dos "Casa Grande", conhecida como Sítio Casa Grande, vindo para os Irmãos Jacob em 1911.

Assim, uma parte de Vila Carrão, onde se localiza a atual Av. Guilherme Giorgi e a Vila Mafra, pertenciam a Rafael Jacob, o antigo Sítio Salles. A zona do atual Jardim Vila Formosa e parte do cemitério pertenciam à Companhia Melhoramento do Brás. O bairro se desenvolveu a partir de 1933 e seu nome, "Formosa", foi escolhido pelos donos das terras para prestar homenagem à cidade de mesmo nome, que hoje é Ilhabela.

CONSELHO GESTOR
Os Conselhos Gestores dos Parques Municipais foram criados em 2003 para garantir a participação popular no planejamento, gerenciamento e fiscalização das atividades que ocorrem nos parques. O objetivo é envolver a comunidade na discussão das políticas públicas de forma consultiva, com enfoque nas questões socioambientais. Os Conselhos são integrados por representantes da sociedade civil (em geral, três frequentadores e um representante de movimento social ou entidade local), um representante dos trabalhadores do parque e três representantes do Poder Executivo.
Saiba mais sobre os Conselhos Gestores no site da SVMA.

COMO CHEGAR
3722/10 – Cohab José Bonifácio / Metrô Penha
3761/10 – 3a. Divisão / Metro Carrão
3773/10 – Res. Santa Barbara / Metrô Carrão
4735/10 – Jd. Vera Cruz / São Mateus
+ informações: www.sptrans.com.br

  Siga a SVMA nas redes sociais