Nebulosas

 Leste                         
Um retângulo com quatro fotografias dentro, separadas por uma fina linha branca. A primeira foto pequenas flores amarelas com grama alta verde e uma quadra ao fundo, a segunda foto um pequeno pássaro, a terceira foto caminho de tijolos cinza, a quarta foto parquinho. 

R. Nebulosas / R. Libra / R. Gêmeos / R. João Mendonça – São Mateus
Criado em 15/04/2011
Subprefeitura de São Mateus
Área: 44.930 m²
Aberto diariamente das 6h às 20h
Telefone: 2010-7269
Decreto: 52.243 16 de abril de 2011

 

INFRAESTRUTURA

Áreas de estar, área de jogos, playground, anfiteatro e campo de futebol. Possui equipamentos de ginástica e sanitários acessíveis, acessibilidade na entrada do parque.

PARTICULARIDADES

O Parque Nebulosas foi criado para preservar as nascentes do Córrego Caguaçu e mata em estágio de regeneração. Em seu projeto foi previsto enriquecimento florestal e utilização de materiais alternativos com madeira sintética e reuso de água. Os cursos d’água proveniente de nascentes que cortam a área, formando várzeas, recobertas por gramíneas e taboas, foram mantidos e limpos valorizando o seu entorno.
Vegetação remanescente de Mata Atlântica em estágio inicial de sucessão, área ajardinada e bosques heterogêneos. Destaques da FLORA: acerola (Malpighia glabra), angico-guarucaia (Parapiptadenia rigida), aroeira-mansa (Schinus terebinthifolia), cerejeira-do-rio-grande (Eugenia involucrata), córdia-africana (Cordia myxa), guapuruvu (Schizolobium parahyba), ingá-banana (Inga vera subsp. affinis), jerivá (Syagrus romanzoffiana), leucena (Leucaena leucocephala), mulungu (Erythrina falcata), tarumã-branco (Citharexylum myrianthum) e tipuana (Tipuana tipu). Já foram registradas 68 espécies vasculares, das quais estão ameaçadas de extinção: cedro (Cedrela fissilis) e pau-brasil (Paubrasilia echinata). Inventário de flora 2021.

O BAIRRO
A história de São Mateus remonta ao século XIX, mais precisamente ao ano de 1.842, época em que a fazenda de propriedade de João Francisco Rocha era usada para a criação de cavalos, carneiros e bois. Quando foi vendida a Antônio Cardoso de Siqueira, a terra foi dividida em cinco glebas. No século XX, em plena década de 1940, tudo não passava de uma grande fazenda – a Rio das Pedras.
Em 1946, 50 alqueires foram vendidos à Família Bei (Mateo e Salvador Bei), dando origem à fazenda São Mateus. Dois anos depois, o patriarca Mateo Bei decidiu lotear a área, constituindo assim o bairro de São Mateus. A convicção da família de que o bairro teria vocação para se tornar cidade independente fez com que i filho, Salvador Bei, desse a ele o nome de "Cidade São Mateus". O nome do patriarca também está na principal via e referência do bairro.
A avenida, inclusive, tem um capítulo à parte: foi Nildo Gregório da Silva quem trabalhou em sua abertura, puxando burros para abrir a nova via, exatamente no marco zero da avenida Caguaçu – mais tarde chamada avenida Rio das Pedras. Como residia em São Miguel Paulista, o atento funcionário da empresa contratada por Bei precisava sair de casa às 3h, tomar três conduções, andar cerca de 12km a pé até o largo do Carrão para pegar outro ônibus, percurso que durou três anos. Por isso, fundou “A Voz da Colina, instrumento para as reivindicações de melhorias da região.
A primeira linha de ônibus chegou ao bairro em 1952, ainda com diversas deficiências, pois além de longo, o percurso era íngreme. Os passageiros tinham que dividir o espaço com galinhas e outros animais, além das tranqueiras que eram transportadas. Outras conquistas, como escolas, rede de esgotos, asfalto e iluminação pública, foram implementadas no bairro, graças ao esforço de sua comunidade.


CONSELHO GESTOR
Os Conselhos Gestores dos Parques Municipais foram criados em 2003 para garantir a participação popular no planejamento, gerenciamento e fiscalização das atividades que ocorrem nos parques. O objetivo é envolver a comunidade na discussão das políticas públicas de forma consultiva, com enfoque nas questões socioambientais. Os Conselhos são integrados por representantes da sociedade civil (em geral, três frequentadores e um representante de movimento social ou entidade local), um representante dos trabalhadores do parque e três representantes do Poder Executivo.
Saiba mais sobre os Conselhos Gestores no site da SVMA.

COMO CHEGAR?
LINHA 4650-10 - TERMINAL SÃO MATEUS;
LINHA 3773 - TERMINAL VILA CARRÃO;
LINHA 4014 - TERMINAL VILA CARRÃO.

 

 Siga a SVMA nas redes sociais