Vila dos Remédios

Rua Carlos Alberto Vanzolini, 413 - Vila Jaguará
Prefeitura Regional da Lapa
Área: 109.800 m²
Funcionamento: 7h às 18h
Telefone: (11) 3625-1419

INFRAESTRUTURA

Lago, playgrounds, churrasqueiras, trilhas, paraciclo, quadras poliesportivas, equipamentos de ginástica, sanitários para pessoas com mobilidade reduzida.

PARTICULARIDADES

A área do parque pertencia à Congregação Franciscana Filhas da Divina Providência, sendo conhecida também por “Bosque das Freiras”. Em 1976 a área foi cedida à Prefeitura e, em junho de 1979, o parque foi inaugurado. Em 1989 um decreto estadual considerou a área do parque Patrimônio Natural, declarando imune ao corte as árvores ali existentes.

No local há uma mina d’água e dois córregos que cortam o terreno. Possui vegetação composta por remanescente de Mata Atlântica em estágios inicial e médio de sucessão, áreas ajardinadas e bosques. Destacam-se carvalho-do-pântano, faveira, fedegoso, figueira-benjamim, flor-de-abril, jacarandá-paulista, mirindiba-rosa, pau-ferro, quaresmeira, seafórtia, sibipiruna e unha-de-vaca-do-campo. Foram registras 139 espécies, das quais 6 estão ameaçadas como a copaíba, o pau-brasil e o pinheiro-do-paraná.

Foram identificadas cerca de 77 espécies de fauna, sendo 56 de aves. Pode-se observar papagaio-verdadeiro, espécie presente na lista de extinção da fauna do Estado de São Paulo. Algumas espécies endêmicas de Mata Atlântica, a exemplo do beija-flor papo-branco, tié-preto, cigarra-bambu e pica-pauzinho-verde-carijó. Rapinantes como o peneira, caracará e corujinha-do-mato podem ser observados. No ambiente aquático, pode-se avistar o martim-pescador-grande, o martim-pescador-verde e os biguás em busca de peixes. Suiriri, juruviara, tesoura e bem-te-vi-rajado são aves migratórias que passam parte de seu ciclo de vida no parque, entre setembro e março. Dentre as 13 espécies de borboletas, destacam-se exemplares do grupo “rabo-de-andorinha”, que apresentam manchas brancas e rosas sobre fundo preto.

ATIVIDADES

- Lien Chi às terças e quintas feiras das 8h às 10h (não precisa de inscrição prévia)
- Trilha Monitorada com horário agendado
- Atividades educativas para público escolar (aulas práticas de ciências naturais, biologia e gestão ambiental) com horário agendado
- Cursos de horta, jardinagem, jardim vertical e artesanato com reutilização de materiais: consultar programação
 

ÔNIBUS:
8060-10 – Vila Piauí – Term. Lapa
847J-41 – Vila Jaraguá – CEAGESP
917H-10 – Term. Pirituba – Metrô Vila Mariana
+ informações: www.sptrans.com.br