Share

Tenente Siqueira Campos (Trianon)

R. Peixoto Gomide, 949 (Altura do nº 1700 da Av. Paulista) – Cerqueira Cesar
Subprefeitura Pinheiros
Área: 48.600 m²
Funcionamento:diariamente das 6h às 18h
Fone/Fax: (11) 3253-4973 / (11) 3289-2160

INFRAESTRUTURA
Trilha do Fauno, playgrounds e aparelhos de ginástica. O destaque fica por conta do “Fauno”, escultura de Victor Brecheret e “Aretusa’, de Francisco Leopoldo Silva.

PARTICULARIDADES
No início da década de 1910, no local onde hoje se localiza o MASP, foi construído um belvedere com projeto do arquiteto Ramos de Azevedo, que ficou conhecido como Trianon. Durante as décadas de 1920 e 30, frequentado pela intelectualidade paulistana, o parque e o belvedere transformaram-se em símbolo da riqueza da elite paulistana e formavam um harmonioso conjunto integrado.

O nome atual do parque foi dado em 1931 em homenagem a um dos heróis da Revolução do Forte de Copacabana, na Revolta Tenentista. Entre os paisagistas responsáveis pelo projeto do parque está o francês Paul Villon e o inglês Barry Parker.

Sua vegetação é composta por remanescentes da Mata Atlântica. Destacam-se grandes exemplares de araribá-rosa, canela-poca, cedro, jequitibá, pau-ferro, sapopemba, sapucaia e tamboril, além de abiurana, andá-açu, camboatás, guaraiúva e tapiá-guaçu. No sub-bosque há espécies exóticas introduzidas como palmeira-de-leque-da-china e seafórtia e mudas de espécies nativas plantadas para enriquecimento florístico. Foram registradas 135 espécies, das quais 8 estão ameaçadas como a cabreúva, o chichá e o palmito-jussara .

Com exceção dos aracnídeos e a rãzinha-piadeira, espécie de anfíbio anuro endêmica da Mata Atlântica, pode-se dizer que a fauna do Parque é composta apenas por seres alados, sendo duas espécies de borboletas, sete de morcegos e 28 de aves, representadas por alma-de-gato, pitiguari, quiri-quiri, saíra-amarela e tico-tico. Sanhaçu-de-encontro-amarelo e sabiá-ferreiro constituem as endêmicas do bioma. Durante sua migração, o sabiá-ferreiro faz “escala” no Parque, e pode ser detectado pelo canto de timbre metálico. Destacam-se as borboletas tigrinhas, cujas asas com faixas de laranja e amarelo num fundo preto, lembram um tigre.

ÔNIBUS:
106A-10 – Metrô Santana – Itaim Bibi
175P-10 – Edu Chaves – Ana Rosa
478P-10 – Sacomã – Pompéia
508L-10 – Term.Princ. Isabel – Aclimação (circular)
577T-10 – Jd. Miriam – Vila Gomes
+ informações: www.sptrans.com.br

METRÔ:
Linha 2 Verde – Estação Trianon - Masp

CICLOFAIXA DE LAZER:
Circuito Centro-Paulista - Funciona aos domingos e feriados das 7h às 16h.

Fonte: Textos/Fotos - GUIA DOS PARQUES MUNICIPAIS DE SÃO PAULO


Projeto Cidadania – Caminhadas com Segurança cuida também da audição no parque Trianon

No domingo, 28 de julho de 2013, o Instituto Ortopedia & Saúde (IOS), organização da sociedade civil presidida pelo dr. Fabio Ravaglia, realiza o Projeto Cidadania – Caminhadas com Segurança, feira social de saúde que oferece exames médicos gratuitos e atividades físicas monitoradas por médicos e profissionais de educação física. Nesta edição, haverá a participação da Telex Soluções Auditivas.

São Paulo, 23 de julho de 2013 – No domingo (28 de julho), o Projeto Cidadania – Caminhadas com Segurança, principal ação do Instituto Ortopedia & Saúde (IOS), organização da sociedade civil presidida pelo cirurgião ortopedista e traumatologista dr. Fabio Ravaglia, irá realizar no parque Trianon, em São Paulo, a “feira de saúde solidária®” e atividades físicas monitoradas por médicos e profissionais de educação física.

A palestra deste mês, “Caminhar é o primeiro passo para correr”, será proferida pelo dr. Dario Giannini. O ortopedista explicará que existe um mito de que a corrida oferece mais benefícios para a saúde do que a caminhada, mas não é bem assim. As duas atividades físicas proporcionam melhora do condicionamento do sistema cardiorrespiratório e atuam no fortalecimento da musculatura dos membros inferiores. Talvez esta sensação de que a corrida seja superior em benefícios se comparada à caminhada venha apenas do fato de a caminhada ser recomendada para iniciantes, idosos e gestantes, por ser de fácil execução, não ter contraindicação e por oferecer pouco risco de lesão para as articulações. Estão programadas mais três palestras: “Os benefícios do Pilates”, com a fisioterapeuta Nathalia Roberta Teixeira, e “A importância do teste da orelhinha em bebês”, com a fonoaudióloga Fabiele de Souza Carvalho.

No evento, é possível fazer testes de avaliação antes de praticar a atividade física. As atividades físicas começam e terminam sempre com alongamento, com o objetivo de aquecer e de relaxar a musculatura. As caminhadas são realizadas durante cerca de 30 minutos em dois grupos: uma turma rápida, para quem está em boa condição física, num trajeto de três quilômetros, e uma lenta, para quem precisa de atividade física moderada, em percurso de um quilômetro e meio. O segundo grupo costuma ser formado por idosos ou pessoas com alguma limitação para a prática da caminhada, sempre acompanhado por um médico e um profissional de educação física.

Nesta edição, o evento contará com a participação da Telex Soluções Auditivas que fará orientação sobre audição e meatoscopia (análise do cerúmen – secreção de cera do canal auditivo). Ao ser detectado algum problema, a recomendação é de consultar um especialista. A empresa também distribuirá baterias para aparelhos auditivos, realizará a troca de tubinhos e fará agendamentos para a triagem auditiva (teste de acuidade auditiva serve para conhecer a situação de saúde auditiva de crianças, adultos e idosos) sem custo em filiais (Itaim, Lapa, Pinheiros, Santana, Centro, Tatuapé, Vila Mariana, Angélica e Santos). A Telex é uma empresa multinacional, de origem dinamarquesa, com mais de 60 anos de experiência e tradição no mercado brasileiro de aparelhos auditivos.

A atuação integrada do Projeto Cidadania – Caminhadas com Segurança é bastante completa. Os resultados de todos os testes gratuitos (colesterol, glicemia, medição da pressão arterial, avaliação postural e baropodometria) são fornecidos imediatamente, de maneira que é possível obter informações adicionais na hora, para considerar principalmente se, naquele momento, o corpo está apto à prática da atividade física. Dependendo do estado de saúde, o participante é aconselhado a seguir para atividade física mais leve ou a procurar um médico especialista. Para relaxar, há a quick massagem. O atendimento é seguido por palestras com temas variados, sempre direcionados para esclarecer e difundir a saúde e a qualidade de vida.

O evento do IOS acontece uma vez por mês, sempre aos domingos, tendo por ponto de encontro o portão 4 do parque Trianon, em frente ao Masp, que fica na avenida Paulista, 1.578. As próximas edições estão programadas para 25 de agosto, 29 de setembro, 20 de outubro, 24 de novembro e 15 de dezembro.

Outras informações podem ser obtidas no local ou no Instituto Ortopedia & Saúde, pelo telefone 11 3289 8000. Em linha com a atuação responsável que pratica, o IOS está coletando chapas antigas de raio X para reciclagem.

AGENDA DO PROJETO CIDADANIA – CAMINHADAS COM SEGURANÇA
Local:
parque Trianon (portão 4, em frente ao Masp, localizado à avenida Paulista, 1.578)
Data: 28 de julho de 2013 (domingo)
8h30: distribuição de senhas para os exames (número limitado)
9h: início dos exames
10h: palestras
10h30: aquecimento com alongamento
10h45: início da caminhada dentro do parque Trianon
11h20: relaxamento com alongamento pós-caminhada
12h30: confraternização
13h: encerramento
Informações: Instituto Ortopedia & Saúde
Telefone: 11 3289 8000

Instituto Ortopedia & Saúde
Idealizado pelo cirurgião ortopedista e traumatologista dr. Fabio Ravaglia, o Instituto Ortopedia & Saúde (IOS) desenvolve uma série de ações para promover a democratização da informação sobre saúde e prevenção a doenças, principalmente, aquelas associadas à terceira idade. Para o médico, a informação é a melhor maneira para garantir a qualidade de vida.

O Projeto Cidadania – Caminhadas com Segurança, principal evento da organização da sociedade civil, acontece uma vez por mês, sempre aos domingos, no parque Trianon, em São Paulo. Criado em 2005, o evento realiza uma média de 300 exames médicos gratuitos a cada edição e conta com a participação de profissionais da Arthros Clínica Ortopédica, presidida pelo diretor técnico Fabio Ferraz do Amaral Ravaglia (CRM 54.294 e RQE 11.990/89), fundada em 1986 e que realiza o atendimento de forma personalizada e com base em sólidos conceitos de humanização hospitalar. Também atuam como voluntários professores e alunos do Colégio Integral Inaci, que desde 1974 oferece educação profissionalizante e procura desenvolver uma visão crítica e consciente das necessidades da vida moderna. Desde setembro de 2012, a Drogasil, é parceira do IOS, e realiza testes de glicemia e esclarecimentos sobre bem-estar, saúde e beleza, no evento. Criada em 1935, a Drogasil está entre as maiores redes de lojas no mercado de farmácia e cosméticos, com quase 400 unidades no Brasil. Desde 2005, a educadora física Goretti Leite, especialista em atividade física para a terceira idade, atua nos eventos. www.ortopediaesaude.org.br e www.osso.org.br .

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Printec Comunicação www.printeccomunicacao.com.br
Visite a página da Printec Comunicação no Facebook.
Tel: +55 11 5182 1806
Eleni Rocha eleni.rocha@printeccomunicacao.com.br
Vanessa Godoy vanessa.godoy@printeccomunicacao.com.br