Previdência

Rua Pedro Peccinini, 88 - Jardim Ademar
Prefeitura Regional do Butantã
Área: 91.500 m²
Funcionamento: 7h às 18h
Telefone: (11) 3721-8951

INFRAESTRUTURA

Jardim aromático, área de estar com mesas para piquenique, trilha, pista para caminhada, aparelhos de ginástica para adaptados para a terceira idade, sanitários, playgrounds, viveiro de gansos, orquidário. Abriga também o DGD Centro-oeste 1, Museu de Meio Ambiente, CECCO (SMS) e Grupo Escoteiro Raposo Tavares.

PARTICULARIDADES

Localizado no bairro onde o Instituto de Previdência do Estado de São Paulo (IPESP) adquiriu terras em 1950, em sua área funcionava um reservatório de água que abastecia o bairro até 1968.

Com vegetação composta por remanescente de Mata Atlântica em estágios inicial e médio de sucessão, área com reflorestamento heterogêneo e área ajardinada. Na mata destacam-se canjerana, cedro, embaúba, jequitibá, pau-de-tucano, pau-jacaré, samambaiaçu, tapiá-guaçu e vinheiro e na área ajardinhada, alfeneiro, falsa-seringueira, faveira, flor-de-abril, ipê-rosa, jacarandá-paulista, paineira, pau-brasil, pau-ferro, pinange e tipuana. Foram registradas 251 espécies, das quais 15 estão ameaçadas como cactos, a canela-amarela e orquídeas. Há ainda exposição anual de orquídeas.

Foram identificadas 75 espécies de fauna, sendo 12 de invertebrados (a maioria borboletas), cinco de répteis e uma de mamífero, o gambá-de-orelha-preta. O grupo das aves concentra 57 espécies, incluindo táxons que correm risco de extinção como araponga e chibante. Estas espécies são consideradas endêmicas da Mata Atlântica, assim como pica-pau-anão-de-coleira, arredio-pálido e cigarra-bambu. Há registros de espécies com grande apelo ao público como corujinha-do-mato, gavião-de-cabeça-cinza, maracanãs, papagaios, gaturamo-rei e saí-azul. Com frequência, dão o ar da graça: alma-de-gato, beija-flor-preto e diferentes espécies de pica-paus.

Entre as principais atrações está a Trilha do Jequitibá através da qual é possível conhecer aspectos históricos, botânicos e ecológicos.

ÔNIBUS:
477P-10 – Ipiranga – Rio Pequeno
6206-10 – Jd. D’Abril – Term. Bandeira
7002-10 – Jd. Rosa Maria – Hosp. Das Clínicas
701T-10 – Jd. Paulo VI – Center Norte
714C-10 -Cohab Educandário – Lgo. da Pólvora
7545-21 – CDHU Butantã – Pça Ramos de Azevedo
7701-10 – Jd. Guarau – Term. Amaral Gurgel
+ informações: www.sptrans.com.br