Reserva Morumbi

 Centro-Oeste            

Um retângulo com quatro fotografias dentro, separadas por uma fina linha branca. A primeira foto das folhas verdes das árvores sobre a grade do portão e parte da calçada e da rua, a segunda foto de galhos finos enrolados uns nos outros, a terceira foto da folhagem verde e folhas secas no chão, a quarta foto uma folha verde grande com folhas secas pequenas em cima.Entre as Ruas dos Limantos, dos Malmequeres e dos Goivos
Praça Ematuba e Praça Uirapuru
Inaugurado em 2008
Decreto em fase de regulamentação
Subprefeitura do Butantã
Área: 15.600 m²

Parque fechado ao público. São realizadas visitas com finalidade científica, agendadas pelo telefone 5187-0253. 

PARTICULARIDADES
Localizado em cume de pequena colina, próxima à margem esquerda do Rio Pinheiros, a área de preservação com mata fechada em topografia bastante acentuada foi cercada para proteção, a ser utilizada pelo Parque Alfredo Volpi para atividades de educação ambiental, como visitas agendadas e trilhas monitoradas.


Sua vegetação é remanescente de Mata Atlântica em estágios inicial e médio de sucessão, com presença de espécies exóticas, orquídeas terrestres e trepadeiras. Destaques da FLORA: canafístula (Cassia ferruginea), capixingui (Croton floribundus), costela-de-adão (Monstera deliciosa), criúva (Clusia criuva subsp. parviflora), falsa-seringueira (Ficus elastica), jerivá (Syagrus romanzoffiana), pau-jacaré (Piptadenia gonoacantha), quaresmeira (Pleroma granulosum), tamanqueiro (Aegiphila integrifolia) e tapiá-guaçu (Alchornea sidifolia). Já foram registradas 56 espécies vasculares. Inventário de flora 2021.

Na FAUNA local foram registradas 21 espécies de aves e apenas um mamífero (sagui). Periquito-rico, joão-de-barro, bem-te-vi, pitiguari, sabiás, sanhaço-cinzento e cambacica são espécies comuns que estão presentes no parque. Aves de rapina também costumam ser avistadas (gavião-miúdo, gavião-caboclo e carrapateiro) e o inquieto pula-pula frequenta os arbustos do parque, fazendo jus ao seu nome, pulando rapidamente entre os galhos.

O BAIRRO
O Morumbi era” do outro lado da colina", e os acessos para o mundo além Rio Pinheiros se limitavam a algumas poucas ruas e avenidas, alguma delas de terra. O bairro nasceu com status de bairro nobre - grandes casas ocupavam enormes terrenos nas imediações da Rua São Valério, uma das poucas que ligavam a Francisco Morato ao bairro de Cidade Jardim.

A década de 60 foi decisiva para o crescimento do bairro. Em outubro de 1960 foi inaugurado o Estádio Cícero Pompeu de Toledo (São Paulo Futebol Clube). Um ano depois foi entregue a nova sede da Escola Graduada Americana, em seu atual endereço (Avenida Giovanni Gronchi), assim como o Colégio Santo Américo, situado em uma travessa da mesma avenida. Em 1964, o governador Adhemar de Barros negociou com a família Matarazzo a mansão instalada no bairro, em troca de dívidas fiscais do grupo com o Estado. A edificação é hoje sede do Governo do Estado de São Paulo. O Morumbi é também um exemplo de contrastes: abriga a segunda maior comunidade brasileira, Paraisópolis.

CONSELHO GESTOR
Os Conselhos Gestores dos Parques Municipais foram criados em 2003 para garantir a participação popular no planejamento, gerenciamento e fiscalização das atividades que ocorrem nos parques. O objetivo é envolver a comunidade na discussão das políticas públicas de forma consultiva, com enfoque nas questões socioambientais. Os Conselhos são integrados por representantes da sociedade civil (em geral, três frequentadores e um representante de movimento social ou entidade local), um representante dos trabalhadores do parque e três representantes do Poder Executivo.
Saiba mais sobre os Conselhos Gestores no site da SVMA.

COMO CHEGAR?
5119/10 – Term. Capelinha / Lgo. São Francisco
6291/10 – Inocoop Campo Limpo / Term. Bandeira
647A/10 – Valo Velho / Pinheiros
647P/10 – Cohab Adventista / Term. Pinheiros
7040/10 – Paraisópolis / Pinheiros
775F/10 – Jd. Das Palmas / Hosp. Das Clínicas

 

 Siga a SVMA nas redes sociais