PARQUES MUNICIPAIS



Fotos: Joca Duarte / SVMA


Os 106 Parques Municipais de São Paulo são um patrimônios da cidade. Essenciais como ferramenta de preservação, eles estão classificados como urbanos (localizados pela cidade), lineares (instalados às margens de córregos) e naturais (áreas de preservação); o parque é um espaço de preservação, oferecendo ainda muitos recursos para seus visitantes, como atividades de lazer, prática de esporte, apresentações culturais, e atividades de educação ambiental. No entanto, predominam os espaços contemplativos, trilhas, lagos e paisagens naturais.

Cada munícipe tem sua parcela de responsabilidade na preservação desses importantes espaços ecológicos. O uso consciente dos parques inclui o recolhimento de todo o lixo produzido pelo homem – para evitar que esses detritos comprometam a fauna – e o respeito às normas de cada unidade.

Abaixo, você tem uma lista completa dos parques municipais, separados por categoria: Urbanos, Lineares e Naturais. Ali, você encontra os endereços, infraestrutura, particularidades, acesso e principais atividades permitidas em cada um deles.

Para acessar a programação mensal fixa dos parques, as unidades estão divididas por região: Leste, Centro-oeste, Norte e Sul. Escolha a unidade de sua preferência e confira o que o parque lhe oferece.

Para chegar com segurança, use o transporte público e acesse o site da SPTrans.

Também é possível fazer algumas atividades nos parques, como eventos e fotos. Filmagens de cunho comercial e/ou acadêmico são tratados pela SPCine (clique aqui para saber mais). Há um setor da SVMA que recepciona os pedidos de eventos ou fotos nos parques. Essa atividade pode ou não ser cobrada (depende de sua finalidade). Para saber como solicitar um parque para seu evento ou fotos, clique aqui e acesse o setor responsável.