PARQUES MUNICIPAIS NA 1ª EDIÇÃO DA VIRADA SUSTENTÁVEL

dias 04 e 05 de junho

 

 

 

A cidade de São Paulo é espaço da primeira Virada Sustentável, que acontece nos dias 04 e 05 de junho, com mais de 180 atrações espalhadas por cerca de 60 espaços da cidade, incluindo parques e praças. Organizada pela Virada Sustentável Eventos, conta com o apoio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo (SVMA), da Secretaria do Meio Ambiente (SMA) do Estado de São Paulo e da Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SMPED).

Os parques Ibirapuera, Trianon e Santo Dias, administrados pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, recebem, entre os dias 4 e 5 de junho, diversas atividades relacionadas à programação da Virada Sustentável, iniciativa que visa ampliar o conhecimento sobre sustentabilidade em São Paulo, usando a arte e a cultura como principais ferramentas. No primeiro dia, as atividades acontecem das 8h30 às 24h e, no domingo, das 8h às 20h.

 

A abertura oficial do evento acontecerá no dia 4 de junho, às 8h30, no Parque Ibirapuera, que será palco de mais de 25 atividades do evento - meditação, Yoga, tendas terapêuticas, passeio para identificação das árvores do parque, contação de histórias infantis, exposições, música, oficinas e jogos com enfoque no meio ambiente. No Parque Trianon, uma trilha urbana será promovida para observação do céu da Avenida Paulista no sábado, 4, às 18h30. A atividade será realizada em parceria com a Argonavis Astroclube.

 

“A Virada Sustentável da Kebrada” que acontece no Parque Santo Dias, no Capão Redondo, apresentará um debate sobre como as redes podem ampliar o conceito de sustentabilidade nas comunidades do entorno. A iniciativa é da União Popular de Mulheres de Campo Limpo e Adjacências, Departamento de Gestão Descentralizado Sul I e Administração do Parque Santo Dias.

 

“A Virada Sustentável teve a preocupação, desde o início, de pulverizar sua programação em diferentes locais da cidade, de forma a evitar grandes deslocamentos e, principalmente, grandes aglomerações em um único local. Outro cuidado foi o de não promover o evento apenas em locais visitados pela população das classes média e alta, o que explica a presença de diversas atividades nas regiões periféricas da cidade, como os bairros de Capão Redondo, na zona Sul, ou Belém, na zona Leste”, explica o jornalista André Palhano, organizador do evento.

 

A Secretaria do Verde abriu seus parques para receber as atividades e agregou parceiros. Além de programação oferecida também pelos próprios Parques, haverá um quiosque da campanha Segunda Sem Carne, lançada em São Paulo pela Sociedade Vegetariana em parceria com a SVMA em 2009, no Conjunto Nacional, onde será possível conhecer a campanha, aderir a provar alimentos sem carne.


 


Além das atividades nos parques municipais, a capital paulista será tomada por diversas atrações em diferentes pontos. Todas as atividades são gratuitas.

 

A programação completa pode ser conferida no site www.viradasustentavel.com

 

 

Serviço:

 

VIRADA SUSTENTÁVEL NO:

 

PARQUE IBIRAPUERA

Onde: Av Pedro Álvares Cabral, portão 3, s/n

Quando: 4 e 5 de junho

 

PARQUE TRIANON

Onde: Rua Peixoto Gomide, 949 - Cerqueira César

Quando: 4 de junho às 18h30

 

PARQUE SANTO DIAS

Onde: Varanda do CECCO/ Estrada de Itapecerica, 4800 - Capão Redondo

Quando: 4 de junho das 10h às 13h;

 

SEGUNDA SEM CARNE - CONJUNTO NACIONAL

Onde: Av. Paulista 2.073

Quando: 4 e 5 de junho