Biblioteca dedicada à Educação Ambiental


Foto: Arquivo SVMA


Uma biblioteca diferente. Assim pode ser definido o Espaço Sapucaia, uma biblioteca municipal com acervo dedicado à educação ambiental e à cultura de paz. Ela foi criada em 2008 com o objetivo de facilitar o acesso do público aos assuntos relacionados à sustentabilidade, numa época em que o tema ainda era tratado com certo distanciamento. As quatro mil obras do acervo incluem livros, trabalhos técnicos, artigos e reportagens, além de multimídias como CDs e DVDs.

A Biblioteca Sapucaia pertence à Universidade Livre do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), instalada dentro do Parque Ibirapuera, e dispõe de atividades para o público infantil. A programação inclui a Aventura Ambiental – sessões de vídeo sobre educação ambiental, visita monitorada pelo Parque Ibirapuera e “contação” de histórias. Brinquedos e livros estão disponíveis para crianças a partir de quatro anos de idade. Há também eventos pontuais, como o programado para o dia 20 de março, às 16h, em comemoração à chegada do outono. Na ocasião a facilitadora Nadime Boueri falará aos participantes sobre o funcionamento e acervo, além de contar uma história relacionada a essa estação do ano.

O espaço se reveste de significados especiais, a começar pela origem do nome – em tupi, sapucaia significa “olho que se abre”, e é também o nome de uma árvore existente no Parque Ibirapuera. A vegetação exibe floração cor-de-rosa e seu fruto é uma cabaça cheia de sementes.

A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h; para o empréstimo de obras, é preciso se cadastrar, munido de documento de identidade original e comprovante de residência.

Informações:
(11) 5908-3828 ou pelo e-mail: bibliotecaumapaz@prefeitura.sp.gov.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h e aos sábados, das 9h às 13h.

Localização:
Av. IV Centenário, n. 1268 - portão 7A (pedestres) - Parque Ibirapuera - São Paulo - SP
Av. República do Líbano, Portão 7 (estacionamento zona azul).