CIDADE GANHA SEU 77º PARQUE MUNICIPAL

Parque da Ciência fica em Cidade Tiradentes e se destaca pela mata preservada

 

 

 

Nestas férias os moradores do bairro Cidade Tiradentes poderão contar com mais um espaço verde para diversão, lazer e descanso na Zona Leste – o Parque Municipal da Ciência. A área possui 187 mil m² com um campo gramado, duas quadras poliesportivas, centro de convivência, bancos e mesas para jogos, além de uma sala multiuso para promoção de educação ambiental e uso da comunidade. Futuramente o local receberá um playground. O Parque é vizinho ao Hospital Municipal Cidade Tiradentes.

 

A área do parque preserva resquícios de Mata Atlântica e os exemplares estão em processo de identificação pela Secretaria do Verde. Algumas espécies de aves que habitam a mata são facilmente avistados, como um casal de Jacuguaçu com filhote, além de pica-pau, tucano do bico verde, sanhaço cinzento, viuvinha, bem-te-vi e sabiá-laranjeira. Além destes, também já foram avistados um gambá e um teiú grande (lagarto). Futuramente serão implantadas trilhas na mata para atividades de educação ambiental.

 

O Parque Municipal da Ciência fica na Rua Argote (acesso pela R. dos Têxteis), no setor Santa Etelvina/Metalúrgico. A implantação do parque custou cerca de R$ 1, 9 milhões.

 

Este é o 77º parque municipal implantado na cidade de São Paulo. O Programa 100 Parques vem ampliando as áreas verdes na cidade desde 2005 e já implantou 43 novos parques, contando com o Ciência. Só na Zona Leste já são 20 novos parques. A meta é atingir 100 parques até 2012 .

 

No mesmo local a Braskem fará a entrega simbólica de 500 mobílias urbanas, como floreiras e lixeiras, produzidas com plástico reciclado, que serão distribuídas em diversos parques e pontos de toda a cidade. O material é proveniente da campanha GP de Reciclagem Braskem, que conseguiu atingir seu objetivo em mobilizar os cidadãos de São Paulo a fazer o descarte dos resíduos plásticos em postos de coletas específicos.

 

A campanha, que aconteceu entre os dias 4 e 28 de novembro em cinco parques localizados em diferentes regiões da cidade , e no Autódromo de Interlagos durante os três dias da etapa brasileira da Fórmula 1, arrecadou 13,5 toneladas de resíduos plásticos.

 

A ação foi uma parceria da Braskem com a Prefeitura de São Paulo e com a Plastivida e envolveu cinco cooperativas para a seleção dos materiais e a pesagem dos resíduos plásticos. As cooperativas escolhidas para essa ação foram: Cooperativa da Capela do Socorro, Corpore Centro, União de Itaquera, Central do Tietê e Coperviva Bem. Cada uma foi responsável por receber o lixo da sua respectiva região. No autódromo a coleta seletiva ficou a cargo da Coopercaps.

 

Serviço

Entrega do Parque da Ciência

Data: 22 de janeiro de 2011

Horário: 10h30

Endereço: na Rua Argote (acesso pela R. dos Têxteis)