Monte sua composteira doméstica


Foto: Divulgação

 

Resíduos orgânicos, ou seja, cascas de frutas e legumes e restos de comida, podem ter uma destinação sustentável, transformando-se em húmus ou adubo por meio do processo de compostagem. A ação se dá pela decomposição biológica dos restos orgânicos por bactérias, que ganham uma ajuda extra das minhocas (as californianas, de coloração vermelha e listras na diagonal, são as mais indicadas).

O processo pode ocorrer em uma composteira, também conhecida como minhocário, que você pode montar em sua casa. Veja como:

Passo a passo

1. Providencie três caixas de plástico empilháveis com tampa, respeitando os seguintes tamanhos: 30 x 40 x 15 cm (famílias com até duas pessoas); 45 x 60 x 30 cm (para famílias com até cinco pessoas).

2. Perfure o fundo de duas caixas com diâmetro de aproximadamente meio centímetro. Use uma furadeira.

3. Em uma das caixas furadas, coloque um pouco de terra e as minhocas (cerca de meio litro), e enterre o material orgânico (úmido) misturado com o dobro de material seco. Quanto mais picadinho, mais rápido o húmus ficará pronto.

4. Empilhe as três caixas e tampe. A vasilha furada deve ficar em cima e a cheia no meio; a sem furos deve ficar embaixo, para armazenar o chorume gerado durante a compostagem. Recomenda-se, inclusive, instalar uma torneira (como as de filtro de água) para poder extrair esse líquido rico em nutrientes, usado para adubar as plantas. Basta acrescentar uma pequena porção à água da rega a cada 20 dias.

5. Quando a caixa do meio se encher completamente, inverta – coloque-a no meio e inicie o processo na caixa vazia. As minhocas ficarão no andar superior, trabalhando para produzir o húmus, enquanto você torna a despejar o lixo orgânico na caixa vazia. Após 50 dias, tudo terá virado adubo.