Parelheiros recebe Festa das APAs neste fim de semana

Evento inclui Festival Gastronômico do Cambuci e Festa do Produtor Rural.


Entre 4 e 6 de novembro, a Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA) promove a 8ª edição da Festa das APAs, na região de Parelheiros.

O evento, que é realizado anualmente, tem como principal objetivo mobilizar e sensibilizar a comunidade residente nas APAs sobre a preservação e conservação ambiental. São esperadas em torno de 500 pessoas por dia.

A abertura ocorre no fim da tarde de sexta feira (4) na praça Júlio César de Campos, no centro de Parelheiros. Haverá plantio de árvores, barracas de alimentos típicos e apresentações culturais para o público. A banda de Rap Ponto C e o grupo Teatro de Rocokóz são algumas das atrações confirmadas.

Já no sábado e domingo, a comemoração será no Parque Nascentes do Ribeirão Colônia, onde acontecem o Festival Gastronômico do Cambuci e a 1ª Festa do Produtor Rural de Parelheiros.

O Festival visa promover esse fruto nativo da região como alternativa sustentável, valorizando os aspectos culturais, ambientais, turísticos e econômicos da área. Uma iniciativa é a Rota Gastronômica, municípios onde ocorre o Cambuci, incluindo a realização de festivais de receitas e artesanato.

Uma novidade dessa edição é a 1ª Festa do Produtor Rural de Parelheiros, que busca valorizar a vida no campo e a atividade rural, característicos dessa área do município.

Durante a festa haverá cavalgadas e um campeonato de parelhas, tradicional corrida de cavalos que ocorre desde 1900 e que deu nome à região.

Estarão representadas a Casa de Agricultura Ecológica, a CooperAPAs, entre outras entidades parceiras.

Serão oferecidas diversas atividades, como oficinas de plantio, grafiti e empreendedorismo, feira de troca de sementes, CINE Debate Ambiental, entre outros.

Neste ano, a festa comemora também o aniversário de duas unidades: a Capivari Monos (15 anos) e a Bororé Colônia (10 anos). Ambas localizadas na zona Sul de São Paulo, elas foram criadas com o intuito de ordenar o uso do território e propor ações compatíveis com a preservação da natureza na região. As Áreas de Proteção Ambiental por constituírem uma categoria de UC de Uso Sustentável, buscam compatibilizar a conservação da natureza com o desenvolvimento socioeconômico das comunidades residentes, disciplinando o uso de seus recursos naturais e os processos de uso e ocupação do solo.

Para Domingos Leôncio Pereira, diretor da Divisão Técnica de Unidades de Conservação e Proteção da Biodiversidade e Herbário (DUC), a Festa das APAs é importante no sentido de proporcionar à população um conhecimento maior sobre essas áreas.

“As APAs possuem características muito especiais, por possuírem vegetação rica, nascentes, atividades agrícolas e beleza cênica. Elas ajudam na gestão ambiental da cidade, trazendo práticas sustentáveis para a região, como um plano de manejo e regras de zoneamento”, aponta o diretor.

Para que os participantes possam conhecer mais a fundo as Unidades de Conservação (UCs) será promovida ainda uma série de trilhas guiadas.

Uma delas é para o Mirante da Cratera de Colônia. Dali é possível observar as principais características da cratera, formada pela queda de um meteoro há cerca de 36 milhões de anos.

A Cratera de Colônia é composta por uma várzea central circundada por morros recobertos de vegetação de grande porte que compõem toda a borda da depressão. Apresenta 3,6 km de diâmetro e uma camada de sedimentos de 400 metros de profundidade que guardam elementos do clima, da fauna e da flora de períodos muito antigos da região.