UMAPAZ promove segundo encontro do curso de Plantas Medicinais e Fitoterapia

As aulas acontecem às sextas-feiras, das 8h30 às 12h30 e vão até o dia 4 de dezembro.

Foto: Joca Duarte

Na última sexta-feira (14), foi realizada a segunda aula da 12ª edição do curso de Plantas Medicinais e Fitoterápicas promovido pela Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura da Paz, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). As aulas acontecem na própria sede da UMAPAZ, localizada no Parque Ibirapuera.

“Participar desse curso já é um privilégio, queremos fortalecer isso. Vamos incentivar a ampliação desses conhecimentos, é um trabalho árduo, mas com a colaboração de todos, iremos conseguir nossos objetivos”, destacou o secretário do Verde e do Meio Ambiente, José Tadeu Candelária, durante a cerimônia de abertura.

Em sua 12ª edição, o curso reune 155 participantes, com o objetivo de colaborar com as Políticas Públicas, auxiliando na implantação do Programa de Fitoterápicos e Plantas Medicinais do Município de São Paulo e contribuir para a implantação das Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (SUS). Além de promover a Educação Ambiental e proporcionar à população o acesso seguro às plantas medicinais e aos fitoterápicos.

As atividades são compostas por profissionais da área da saúde e da educação e contribuem para a formação de munícipes a mais de 8 anos. “O que se faz aqui desde 2006 é uma mudança de paradigma, é uma revolução do bem. Essa integração contribui efetivamente para a saúde das pessoas” afirmou Romildo Campello, secretário adjunto do Verde e do Meio Ambiente em seu discurso.

Também participaram da abertura Mirna Salazar Camacho, diretora da divisão Técnica de Formação da UMAPAZ, Mônica Pilz Borba, diretora do Departamento de Educação Ambiental da UAMAPAZ, Dr. Américo Yuiti Mori, coordenador da coordenação geral de áreas técnicas do departamento de Atenção Básica, da Secretaria de Atenção á Saúde do Ministério da Saúde, entre outros.

O curso tem o apoio do Departamento de Medicina Preventiva (UNIFESP/CEBRID), da Coordenação Geral de Áreas Técnicas do Ministério da Saúde (CGAT/DAB/SAS/MS), do Departamento de Alimentos e Nutrição Experimental da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (USP/FCF), do Centro de Estudos Etnobotânicos e Etnofarmacológicos (UNIFESP/CEE), da Faculdade Integral Cantareira (FIC), Faculdades Oswaldo Cruz (FOC) e entre outros.