01/09/2014 12h23

Share

Campanha Permanente de Incentivo à Arborização

Com o intuito de ampliar a cobertura vegetal arbórea e a biodiversidade, com vistas à melhoria da qualidade ambiental no Município de São Paulo, foi instituída a Campanha Permanente de Incentivo à Arborização da Cidade de São Paulo, pela lei nº 12.196/1996, regulamentada pelo Decreto nº 37.587/1998, atualmente regida pela PORTARIA 006/ SVMA/2016.

Os munícipes interessados em arborizar a sua calçada ou local de sua propriedade, dentro do município de São Paulo, poderão retirar mudas de árvores cedidas gratuitamente pelo Poder Público Municipal, através dos Viveiros Manequinho Lopes – Setor de Arborização e Viveiro Harry Blossfeld.

Poderão ser doadas até 5 (cinco) mudas por endereço, sendo que o munícipe deverá comprovar a disponibilidade de área para o plantio, possibilitando dessa forma a análise por parte dos técnicos de DEPAVE 2, que definirão a quantidade e as espécies adequadas. A análise da área de plantio pretendido leva em conta, além da metragem, presença de árvores ou outra vegetação, postes e outros equipamentos, etc.

A critério técnico, poderão ser consultadas imagens de satélite disponíveis em sites como Google Earth, ou ainda fotos e plantas do local.
Para definição das mudas arbóreas, será considerado a disponibilidade do estoque de mudas dos viveiros municipais.

O munícipe interessado deverá apresentar documento de identificação com foto e IPTU do imóvel.No ato da retirada será fornecido folheto explicativo, contendo informações sobre plantio, manutenção e proteção das mudas. No caso de retirada de mudas de árvores, o munícipe deverá dispor de carro aberto (carroceria/caminhonete), uma vez que a maioria das mudas tem altura superior a três metros e pessoas para carregar as mudas.

É vedada a utilização de mudas doadas para cumprimento de compromissos ambientais, bem como para fins comerciais.
O Departamento de Parques e Áreas Verdes armazenará as fichas contendo as informações pessoais dos solicitantes, espécies fornecidas e locais de plantio em banco de dados.

Ficam instituídos o “Termo de Responsabilidade” e respectiva “Ficha de Informações”, de preenchimento obrigatório, assinado pelo interessado na ocasião da retirada das mudas.

Solicitamos aos interessados que compareçam aos locais de retirada das mudas de 2ª à 6ª feira, no horário das 8:00 às 15:00 horas, viabilizando o carregamento e transporte adequado das mudas.
 

VIVEIROS

Manequinho Lopes

Arthur Etzel

Harry Blossfeld