Secretários de São Paulo e Barcelona apostam na Locação Social para enfrentar déficit de habitação

O diálogo dos secretários permitiu constatar que, apesar das diferenças em suas complexidades urbanas, sociais e habitacionais, as duas cidades enfrentam o mesmo grande desafio

 Na quarta-feira, 20/04, o secretário municipal de Habitação de São Paulo, João Sette Whitaker Ferreira, encontrou-se com o secretário de Habitação de Barcelona, Josep Maria Montaner em um debate na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, mediado pela arquiteta e professora Raquel Rolnik.

O diálogo dos secretários permitiu constatar que, apesar das diferenças em suas complexidades urbanas, sociais e habitacionais, as duas cidades enfrentam o mesmo grande desafio: prover com moradia digna seus cidadãos mais necessitados. Nos últimos anos, Barcelona enfrentou uma grave crise habitacional, decorrente da quebra do sistema hipotecário espanhol, com o estouro da bolha imobiliária em 2007 e 2008. Se esse tipo de crise não chegou até o Brasil, por outro lado enfrentamos um desafio histórico relacionado a milhares de famílias vivendo em assentamentos precários e em grande situação de vulnerabilidade.

Apesar dos contextos distintos, ambos os secretários apontaram uma solução parecida para o problema: enfrentar a grave crise da moradia passa por diversificar as soluções habitacionais, inclusive construindo políticas públicas pautadas na propriedade coletiva e pública, como são os edifícios destinados à locação social. "A arquitetura e o urbanismo estão recuperando o papel político e social", afirmou Montaner. Comparando com a experiência de Barcelona, que está estruturando diversas ações de locação social, Whitaker ressaltou: “temos muitas diferenças entre as cidades e muitas similaridades nas propostas, mas o objetivo das cidades é o mesmo: reequilibrar o déficit habitacional”.

(Fotos: Giulia Pereira Patitucci)