Ação conjunta remove invasores na área de proteção ambiental do Carmo

Na última quinta-feira, dia 5 de outubro, uma ação conjunta envolvendo a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, a Subprefeitura de Itaquera e a Secretaria de Assistência Social, com apoio das Subprefeituras Guaianases e Cidade Tiradentes, da Guarda Civil Metropolitana (GCM), da Polícia Ambiental, CET, Cetesb e COHAB, promoveu a retirada de 21 famílias que moravam irregularmente na Área de Proteção Ambiental do Carmo, pertencente à COHAB.
Cerca de 100 pessoas, entre adultos e crianças, viviam na área, onde funcionava também uma borracharia. As pessoas foram notificadas há cerca de 15 dias, quando receberam auto de intimação para deixar o local. Na sexta-feira, dia 6, a Prefeitura voltou para retirar os barracos e limpar a área. Caminhões das subprefeituras ajudaram a retirar os pertences das pessoas. A ação foi fundamentada pela Lei de Crimes Ambientais.
Algumas pessoas que deixaram o local já tinham conseguido moradia nas redondezas, ou receberam passagens para retornar às suas cidade – havia famílias de outros Estados, como Paraná e Alagoas. Outras pessoas serão abrigadas em albergues até que encontrem um local definitivo. A área, localizada na avenida Aricanduva e Estrada da Fazenda do Carmo, será monitorada a partir de agora pela COHAB, por Agentes de Controle Ambiental do Núcleo de Gestão Descentralizada Leste da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente e também pela Guarda Civil Metropolitana para que nova invasão não venha a ocorrer.