PAR: Como funciona o Programa de Arrendamento Residencial

PMSP

O programa financia moradia a famílias que recebem até 5 salários mínimos, por meio de taxas de arrendamento que funcionam como aluguel, equivalente a 0,7% do valor total do imóvel. Os imóveis custam entre R$26 mil e R$40 mil e o arrendatário tem a opção de comprar após 15 anos.
Todos os empreendimentos ficam em áreas urbanas, em locais dotados de infra-estrutura básica, como água e energia elétrica além de serviços públicos essenciais como transporte e coleta de lixo. O programa permite construir imóveis novos ou aproveitar os já prontos, com investimentos integrados a programas de requalificação urbana das regiões centrais das metrópoles, como é o caso do Edifício São Paulo.
Atualmente, estão e desenvolvimento 57 empreendimentos totalizando 5119 unidades habitacionais com recursos do Programa Arrendamento Residencial (PAR) da Caixa Econômica Federal, e do Município, em terrenos da Cohab. Em 2005 e 2006 foram entregues 13 empreendimentos, totalizando 2987 unidades.
Na região central, a Cohab-SP iniciou em agosto último a reforma se três edifícios com recursos da Prefeitura, um investimento que beneficiará 205 famílias no total.
Estão sendo reformados os edifícios Asdrúbal do Nascimento, com 40 unidades habitacionais; o Riachuelo, com 120 unidades; e o Senador Feijó, com 45 unidades.
Os beneficiários desses empreendimentos serão selecionados dentre os inscritos no cadastro da Cohab/Sehab que preenchem os requisitos em função da origem dos recursos e característica do empreendimento e atenderem os critérios de prioridade estabelecidos pelo Conselho Municipal de Habitação.
Dentre tais critérios podem ser destacados, por exemplo, famílias residentes em áreas de risco, sob intervenção do poder público ou famílias incluídas em programas de atendimento habitacional provisório; famílias cujos preponentes principais trabalhem em local próximo da unidade habitacional disponível; famílias com pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida, entre outras.
É verificado também o tempo de moradia na cidade de São Paulo e se já foi ou não beneficiado em outro programa de moradia do município.