Ganhadores do Concurso Renova SP apresentam projetos

Por Carla Santiago

Os projetos vencedores do Concurso Renova SP para as regiões 7, 8 e 10 do Cabuçu de Cima, na Zona Norte, foram os primeiros apresentados para técnicos e diretores da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) no último dia 9. Com cerca de 17 mil famílias distribuídas em 44 assentamentos – 17 favelas e 27 loteamentos, as propostas para as regiões serão analisadas pela Prefeitura. Após possíveis ajustes nos estudos entregues, serão concluídos os projetos básicos para cada área.

“A proposta inicial do plano urbanístico leva em consideração as necessidades da região e direciona os arquitetos a desenvolverem uma articulação entre os projetos”, ressalta a coordenadora da equipe de arquitetura da Regional Norte da Sehab (Habi-Norte), Elaine Costa.

Só nesses três primeiros perímetros, a Prefeitura investirá R$ 400 milhões. De acordo com o cronograma estabelecido pelo Plano Municipal de Habitação (PMH), as obras da região 7 devem ficar prontas até 2016, enquanto os trabalhos previstos para as áreas 8 e 10 serão concluídas até 2020.

O Concurso Renova SP foi realizado por meio de uma parceria entre a Sehab e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB Nacional). Ao todo, foram selecionadas 17 propostas para atender 84 mil famílias de 213 assentamentos precários – essas áreas foram demarcadas a partir de sub-bacias hidrográficas para facilitar a despoluição de córregos e rios. Cada uma delas, batizadas de Perímetros de Ação Integrada (PAI), será contemplada com a eliminação de áreas de risco, implantação de infraestrutura urbana, drenagem, construção de espaços públicos e de novas unidades habitacionais. Todos os 17 estudos devem ser apresentados para a Prefeitura até o final deste mês.