Vila Nilo: Trabalhos de pós-urbanização ganham força na Vila Nilo

No próximo domingo, dia 1º, os moradores da Vila Nilo receberão orientações de como preservar o meio ambiente e conservar a área em que vivem. O evento foi organizado pela equipe de assistentes sociais de Habi Norte. O trabalho de pós-ocupação é fundamental para que uma obra de urbanização “dê certo”, ou seja, para que o empreendimento não se deteriore.

Através de orientações, reuniões, palestras, jogos educativos, teatro, música e outras atividades educacionais, busca-se envolver a comunidade na conservação da obra de urbanização, explicando-lhe conceitos como preservação do meio ambiente, economia de água e energia elétrica, administração de condomínios, regras de bom convívio, respeito ao espaço público etc.

Com o nome “Lixo no lixo – Vila Nilo no capricho”, o objetivo dessa ação é incentivar o envolvimento das 550 famílias que lá vivem, para que sejam engajadas nos projetos de saúde, limpeza e de bom convívio em comunidade. Será entregue um folder explicativo em todas as casas. Os pontos abordados serão: a importância da reciclagem, como utilizar corretamente as lixeiras e como preservar o espaço público. A urbanização da Vila Nilo já foi concluída, mas o trabalho de pós-urbanização tem início desde o planejamento do projeto e começa a ser feito antes mesmo da abertura de frentes de obras, porque é determinante para o sucesso dos projetos, uma vez que é preciso educar e preparar as famílias para uma nova vida.

Jornal da Habitação N° 50