Força - tarefa: Prefeitura e Sabesp vistoriaram postos de gasolina com aparelho que detecta tanques clandestinos de combustível

 

Prefeitura e Sabesp utilizam novo aparelho para detecção de tanques clandestinos nas vistorias aos postos de combustíveis. Com auxílio do Georradar (Ground Penetrating Radar – GPR), equipamento que à semelhança de um scanner é capaz de descobrir o que está embaixo da terra, a Prefeitura de São Paulo fiscalizou nesta terça-feira, dia 08, mais dois postos da cidade. Acompanharam a operação o prefeito Gilberto Kassab, o superintendente da Sabesp Nilton Seuaciuc, o secretário de Habitação Orlando Almeida e técnicos e engenheiros do Contru, da Subprefeitura, da Sabesp e da Agência Nacional de Petróleo - ANP. Com a adesão da Sabesp, que forneceu o aparelho, a força-tarefa ganha maior eficiência no combate às fraudes.

A tecnologia do Georradar chegou no Brasil há cinco anos e foi utilizada pela primeira vez na operação de hoje. Como um scanner, pode ler informações do solo por uma antena que emite ondas que procuram objetos embaixo da terra. O equipamento também é usado pela Sabesp para identificar ligações clandestinas de água e esgoto e pode ser programado para mapear até 50 metros de profundidade. Os dados são transmitidos em tempo real para uma tela de computador e transformados em imagem.

A operação de hoje começou no Auto Posto Ajomar, na Rua Silveira da Mota, 118, no Cambuci, região central da cidade. O Georradar rastreou toda área do posto e não encontrou nenhuma irregularidade. A ANP também não encontrou nenhuma irregularidade no combustível. Técnicos do Contru analisaram toda documentação e intimaram o local para que a instalação elétrica fosse revisada. Além disso, o posto terá que apresentar a declaração de desativação do tanque e a declaração de remoção e destinação dos tanques antigos.

Também foi fiscalizado o Posto Scan Leste, na Avenida Dom Pedro I, no Ipiranga. Técnicos da Sabesp encontraram um tanque clandestino com ajuda do Georradar. O posto foi interditado pelo Contru por irregularidades no projeto, pois a edificação era diferente do que foi aprovado pela Prefeitura. Além disso, o posto não apresentou as documentações exigidas pelo Contru, tais como: Laudo de Estanqueidade, Alvará de Aprovação e Execução para Instalação de Equipamentos, Atestado Elétrico, Atestado de Pára-raio, Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiro e EPAE ( Equipe do Pronto Atendimento para Emergência).

A ANP analisou o combustível e fluxo das bombas e não constatou irregularidades nestes quesitos. Além de interditado, o posto foi multado pela subprefeitura de Ipiranga, pois não tinha licença de funcionamento, documento emitido pela própria subprefeitura. Com isso, a subprefeitura colocou malotões para impedir o acesso ao posto. O proprietário pode regularizar a situação desde que apresente toda documentação necessária ao Contru.

Com a nova parceria com a Sabesp, órgão do Governo do Estado, os fiscais do Contru e ANP poderão, além de verificar a segurança das edificações, as condições de instalação dos postos e conferir a qualidade do combustível vendido, também detectar tanques clandestinos nos postos. O equipamento agora será usado em todas as fiscalizações.