Prefeitura executa obras no Parque Linear da Integração, o maior da Cidade

PMSP

Em parceria com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), a Prefeitura de São Paulo implanta na região de Sapopemba e São Mateus, na Zona Leste da Capital, o Parque Linear da Integração, construído sobre a linha da Adutora Rio Claro, da Sabesp. Será o maior parque linear da cidade, com 210 mil metros quadrados de área, e o terceiro maior parque do tipo em zona urbana no mundo. A primeira fase já está praticamente concluída, com 1,5 quilômetro de extensão. Será totalmente aberto, sem a colocação de gradis, e atenderá uma população carente de equipamentos de lazer. Terá horta comunitária, viveiro de mudas e capacitação da comunidade para que ela própria preserve o novo equipamento.

Com área bastante extensa, o Parque da Integração será construído por trechos. Este primeiro vai desde o Portal Juiz de Fora, na rua de mesmo nome, até a rua Tolstoi. O trecho já está com o paisagismo finalizado, pista para pedestres, ciclovia, bicicletário, sanitários e a base da Polícia Militar concluídos. Ainda serão implantados o anfiteatro e outros equipamentos.

O parque fica sobre a área onde estão aterradas as tubulações da Adutora Rio Claro, que possui uma extensão de 77 quilômetros, dos quais 22 estão localizados na Cidade de São Paulo, e abastece 1,4 milhão de pessoas. O parque atenderá a comunidade dos bairros de Sapopemba e São Mateus. Iniciada em setembro de 2006, a obra deverá estar totalmente concluída em 2009.

A Sabesp investiu R$ 12 milhões e a Prefeitura R$ 428,9 mil, por meio de serviços das subprefeituras envolvidas, para auxílio na conclusão das obras. O projeto do Parque Linear da Integração envolve quase 8 quilômetros entre a rua Juiz de Fora, na Vila Prudente, onde será inaugurado o portal que leva o mesmo nome da rua, passando pelo largo do Jardim Grimaldi, e o trecho do largo São Mateus, na praça Felisberto Fernandes da Silva.

Em grande parte da extensão, a largura da faixa da adutora é de cerca de 30 metros. Em diversos trechos, porém, existem áreas que servirão para aumentar essas dimensões, possibilitando a colocação de vários equipamentos de uso público. A Sabesp é responsável pela instalação da pista para pedestres, ciclovia, equipamentos esportivos e de lazer para várias faixas etárias, bicicletários, bebedouros, sanitários e bases da Polícia Militar.

A Subprefeitura de Vila Prudente fará o plantio de árvores e grama, com auxílio das equipes de conservação na urbanização do parque, os serviços de implantação de acessibilidade e adequação do viário nas travessias com logradouros públicos, a iluminação pública do parque, por meio da Ilume, a remoção de entulho na faixa da adutora, e a zeladoria dos sanitários e varrição do trecho concluído, com funcionários da frente de trabalho.

Quando estiver totalmente concluído, o parque será o 10° maior da Cidade de São Paulo, com 210 mil metros quadrados, área menor apenas que as dos parques Ecológico do Tietê (9,29 milhões de metros quadrados), Anhangüera (8,99 milhões de metros quadrados), Estado - Fontes do Ipiranga (5,42 milhões de metros quadrados), Jaraguá (4,88 milhões de metros quadrados), Horto Florestal (1,74 milhão de metros quadrados), Ibirapuera (1,58 milhão de metros quadrados), Carmo (1,54 milhão de metros quadrados), Villa Lobos (717 mil de metros quadrados) e Rodeio (630 mil de metros quadrados). No mundo, será o terceiro maior parque linear urbano, menor apenas que o Caminho Verde do Rio Plate (Denver, EUA) e o Bacia Hidrográfica do Rio Don (Toronto, Canadá).