Força Tarefa: Prefeitura interdita 12 locais de desmanches de veicúlos na capital

A fiscalização da força-tarefa da Prefeitura, realizada em conjunto com órgãos do Governo do Estado nesta sexta-feira, 18/07, interditou 12 desmanches.

Ao todo, foram fiscalizados 16 locais nas regiões Sul, Leste e Norte da cidade, no perímetro das subprefeituras São Mateus, Aricanduva, Freguesia do Ó, Brasilândia, Capela do Socorro e M´Boi Mirim.

Participaram da operação técnicos e fiscais da Secretaria da Habitação/Contru, Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, Secretaria Estadual da Fazenda e Delegacia Regional Tributária, Delegacia Fazendária, Guarda Civil Metropolitana, policiais civis e militares.

O alvo foi os desmanches de veículos e os ferros velhos que compram fios, cabos e condutores roubados da rede de iluminação pública da capital. O furto desse material virou uma verdadeira “praga”, pois o “negócio” era vantajoso. O quilo dos fios, muitos deles de cobre, chegava R$ 14,00 em alguns locais, segundo a polícia, o que incentivava a ação dos ladrões.

Segundo levantamento da Prefeitura, só no ano passado foram furtados 1.874 quilômetros de fios. Apenas entre janeiro a maio deste ano, os furtos chegaram a 789 quilômetros.

O combate aos desmanches da capital também é de extrema necessidade. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, em 2007 foram roubados ou furtados 78.477 carros, o que dá uma média de 218 carros roubados por dia. Este ano, de janeiro a março, foram roubados 17.339 carros, o que dá uma média de 193 carros roubados por dia na capital paulista. A grande maioria desses veículos acaba nos desmanches, que retiram suas peças e as revendem.

Em março de 2007, a Prefeitura de São Paulo, juntamente com o Governo do Estado, realizaram operação conjunta semelhante contra os desmanches. Na ocasião, a força-tarefa fiscalizou 20 estabelecimentos nas regiões leste e sul da capital. O resultado foi a apreensão de 12 caminhões de peças usadas que estavam em estoque sem nota fiscal. Também foram confiscados papéis, livros e documentos fiscais e comerciais e arquivos eletrônicos de computadores.