HABI: SEHAB e Columbia University lançam livro e realizam debate com arquitetos do SlumLab, de Nova York

Secretaria Municipal de Habitação e Columbia University lançam livro sobre urbanização de favelas e debatem novas idéias sobre o uso do espaço público com arquitetos do SlumLab, de Nova York

Secretaria Municipal de Habitação e Columbia University lançaram nesta sexta (29), às 15h00, no Edifício Matarrazzo, sede da Prefeitura o livro Oficina de Idéias – Urbanização de Favela, que reúne experiências do intercâmbio realizado entre Sehab e as universidades Harvard (Massachusetts) e Columbia (Nova York). O evento teve início com palestra dos arquitetos Mark Collins, da Columbia University Graduate School of Architecture, Planning and Preservation, que comentou as soluções nos projetos desenvolvidos para urbanização em Paraisópolis, foco dos trabalhos apresentados, por estudantes do SlumLab, sigla em inglês para Laboratório Modelo para Vida Urbana Sustentável, uma oficina de criatividade e estudos em arquitetura da referida Universidade.

 

Seguiu-se a palestra de Christian Werthmann, arquiteto da Harvard University Graduate School of Design, cujos trabalhos para o mesmo tema despertou interesse da platéia, assim como seu antecessor, pelas idéias e soluções inovadoras, como por exemplo modelos de casas populares pré-fabricadas, uso sustentável do biogás, uso criativo da topografia do terreno etc. Sun Alex, autor do livro Projeto da Praça: convívio e exclusão no espaço público fez uma análise do processo que nas últimas décadas tem feito do espaço público um território de exclusão, conclui sua palestra com o Projeto do Parque Linear Córrego do Canivete, desenvolvido por ele para a Secretaria do Verde e Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Habitação para urbanização de grande área na Zona Norte da cidade. Mônica Bueno Leme, coordenadora de Pós-Graduação e Extensão do Centro Universitário Belas Artes discorreu sobre a necessidade de projetos que levem em consideração a população de baixa renda. Com mediação da arquiteta Tereza Dinis, da Superintendência de Habi e coordenação da arquiteta Elisabete França, superintendente de Habitação Popular o debate que se seguiu com o público foi rico para o tema urbanização de favelas. Orlando de Almeida Filho, secretário municipal de Habitação falou sobre a necessidade do intercâmbio, sobre as realizações de Sehab, que além da provisão de moradia popular tem aliado suas ações com o fomento do conhecimento técnico, e sobre os benefícios que a liberdade de ação em busca de novas alternativas traz para a administração pública.

 

Após o debate houve o lançamento do livro, sem dúvida mais uma fonte preciosa de informações e idéias em urbanismo voltado para favelas. Será de utilidade para governos, organizações sociais, arquitetos, urbanistas, sociólogos e demais segmentos que trabalham ou têm interesse por um tema tão relevante para as grandes metrópoles: a provisão de habitação popular. Além do debate e edição do livro, o evento organizado por Sehab e Columbia University conta com uma grande exposição dos trabalhos apresentados pelos estudantes durante o intercâmbio, e que constam no livro. São mais de 20 projetos que apresentam de forma criativa e inusitada soluções arquitetônicas para transformar um espaço precário e caótico em um bairro bem pensado, confortável, que dá boas condições de vida, lazer e circulação para seus moradores. Os interessados podem conhecer essas idéias expostas no hall do edifício sede da Prefeitura, no Viaduto do Chá, nº 15.