SEHAB avança no processo de regularização dos imóveis de 227 famílias de Pirituba, na zona norte

A ação proporciona segurança jurídica aos moradores, tornando-os proprietários definitivos de suas residências

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Habitação (SEHAB), tem inovado na política habitacional ao criar novos instrumentos de atendimento que ampliam o acesso à moradia, especialmente para a população de menor poder aquisitivo. Uma destas ações é a regularização fundiária, que garante aos moradores a segurança de permanência em seus imóveis por meio da titulação da propriedade.

Técnica da SEHAB em reunião com os moradores informando os procedimentos para a regularização fundiária.

Neste mês de abril, a SEHAB está concluindo a etapa de cadastro de beneficiários, que possibilitará a regularização fundiária do núcleo urbano denominado Jardim Donária/Sítio Cachoeira, implantado em 1979 na subprefeitura de Pirituba/Jaraguá, zona norte da cidade de São Paulo.

A regularização beneficiará 227 famílias, que ao longo dos anos se empenharam para conquistar a implantação de redes oficiais de água, esgoto, energia elétrica e asfalto e agora serão recompensadas com os títulos de propriedade de seus imóveis.

A mobilização dos moradores foi realizada para garantir a participação popular no processo, incluindo uma reunião inicial cujo objetivo é informar e orientar sobre os procedimentos para a regularização e titulação.

Técnica da Sehab mobilizando os moradores para a reunião

Além do trabalho social de mobilização e informação da comunidade, a SEHAB produziu todos os elementos técnicos necessários à regularização, como o levantamento planialtimétrico cadastral do núcleo e a selagem dos domicílios e cadastro dos beneficiários. Tais ações permitirão que os moradores saiam da situação de irregularidade e se tornem legalmente proprietários de suas residências.

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

A Regularização Fundiária é o conjunto de medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais com o objetivo de resolver problemas habitacionais decorrentes de loteamentos irregulares ao longo do tempo. Este processo envolve uma intervenção pública que visa legalizar áreas urbanas não regularizadas, contribuindo para melhorar a qualidade de vida de pessoas que moram nessas áreas.

Para que uma área seja regularizada, é fundamental que ela conte com infraestrutura urbana básica e saneamento básico, como fornecimento regular de água, redes de esgoto oficialmente reconhecidas, eletricidade e outros serviços essenciais.

A meta da gestão (2021/2024) é beneficiar 220 mil famílias. Até o final de 2023 cerca de 110 mil famílias na cidade de São Paulo foram beneficidas com procedimentos de regularização fundiária, e até o final de 2024, outras 110 mil famílias serão beneficiadas.