Conjunto Habitacional da SEHAB é indicado a prêmio de arquitetura

Localizado em Heliópolis, na zona Sul, conjunto foi inaugurado em novembro de 2022 e conta com 221 apartamentos, beneficiando famílias da região

O Conjunto Habitacional Heliópolis Gleba G – Fase 2, foi indicado ao Prêmio ArchDaily Brasil Obra do Ano 2024, na categoria Arquitetura Residencial. O projeto ficou entre os 15 finalistas, votados pelo público.

O Prêmio ArchDaily Brasil Obra do Ano é uma distinção concedida pela plataforma online ArchDaily, um dos principais recursos de arquitetura e design do mundo. O prêmio reconhece e celebra os projetos arquitetônicos mais destacados e inovadores realizados no Brasil durante o ano anterior.

Os projetos são selecionados por votação pública, onde os leitores da plataforma têm a oportunidade de escolher entre uma variedade de categorias, como edifícios comerciais, residenciais, culturais, educacionais, entre outros. A premiação visa não apenas reconhecer o talento e a criatividade dos arquitetos brasileiros, mas também promover a discussão e a valorização da arquitetura contemporânea no país.

Conjunto habitacional Gleba G2

Localizado em Heliópolis, na zona Sul de São Paulo, o conjunto foi inaugurado em novembro de 2022 e conta com 221 apartamentos, beneficiando famílias da região. O projeto faz parte do Programa de Urbanização de Favelas da Secretaria Municipal de Habitação e possui apartamentos de cerca de 45m², com dois dormitórios, banheiro, sala cozinha e área de serviço, além de dois grandes pátios internos para convivência, lazer e prática esportiva dos moradores. O diferencial do conjunto são as passarelas que ligam os edifícios.

A arquitetura do empreendimento Gleba G foi concebida pelo escritório Biselli Katchborian, liderado pelos arquitetos Artur Katchborian e Mario Biselli. O projeto inclui um pátio interno dedicado ao convívio e lazer dos moradores, que estimula a realização de atividades variadas. Os pátios no nível térreo foram projetados para permitir a entrada de luz, ao mesmo tempo em que oferecem proteção contra a incidência direta do sol, criando um ambiente agradável para os residentes.

O paisagismo proporciona uma boa transição entre as áreas pavimentadas e as áreas verdes, criando espaços de qualidade e versáteis para momentos de relaxamento e lazer.

Imagem aérea do conjunto habitacionall Gleba G 

Programa de Urbanização de Favelas

O Programa de Urbanização de Favelas tem como foco a urbanização e a regularização fundiária de áreas degradadas, sem infraestrutura, buscando transformar áreas irregulares em bairros, proporcionando acesso à infraestrutura formal, incluindo ruas asfaltadas, saneamento básico, iluminação e serviços públicos, além de preservar as áreas de proteção dos reservatórios Guarapiranga e Billings. Há 36 obras de urbanização em andamento em toda a cidade.