Prefeito destaca avanços em encontro sobre habitação na cidade

Durante evento o Secretário Municipal de Habitação, Milton Vieira, destacou o "Pode Entrar", o maior programa habitacional da história da cidade

Prefeito Ricardo Nunes em discurso durante evento Habita MovMais

O Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, acompanhado pelo Secretário Municipal de Habitação, Milton Vieira, participou neste sábado (6) do evento Habita MovMais, sediado na Casa de Portugal, na região da Liberdade. Este encontro, reconhecido como um dos mais importantes do setor, reuniu líderes para discutir temas relevantes relacionados à habitação.

A iniciativa foi promovida pelo MovMais (Moradia, Acessibilidade, Inclusão e Sustentabilidade), atualmente considerado um dos mais conceituados movimentos na área habitacional. Desde 2012, a organização tem se dedicado ativamente à defesa do direito à moradia.

Durante o encontro, o Prefeito Ricardo Nunes enfatizou os avanços significativos na área da habitação na cidade. Enquanto isso, o Secretário Milton Vieira abordou o programa "Pode Entrar", ressaltando o aumento na produção de moradias e a expectativa em atender milhares de famílias com casas próprias.

O MovMais também participa do Programa Pode Entrar Entidades, no qual possui contrato para o Residencial Cida Pontes, composto por 65 unidades habitacionais com previsão de entrega para abril do próximo ano. Além disso, estão em desenvolvimento o Residencial Santa Terezinha, com 79 unidades habitacionais, com entrega prevista para abril de 2025, e o Residencial Antônia Esteves de França, que contará com 72 unidades habitacionais e tem previsão de entrega para fevereiro de 2026.

Secretário Municipal de Habitação, Milton Vieira em discurso durante evento Habita MovMais

A Prefeitura de São Paulo atua em várias frentes para reduzir os problemas habitacionais da cidade. Desde 2021 foram entregues à população 10.332 unidades habitacionais, outras 17.2748 novas moradias estão em construção.
O objetivo é viabilizar mais de 100 mil unidades habitacionais (UH’s) entre entregues, contratadas e em obras até o fim de 2024.


PROGRAMA PODE ENTRAR

O Pode Entrar visa impulsionar a habitação com a construção de empreendimentos habitacionais, a requalificação de imóveis e aquisição de unidades habitacionais da iniciativa privada. Desse modo, o município terá menos custos, mais famílias atendidas e redução no prazo de entrega. O programa conta com quatro modalidades em andamento, sendo elas: Entidades/Empresas, Aquisições, Melhorias e PPP.

Na modalidade Entidades/Empresas, o município é responsável por arcar com os investimentos enquanto a entidade/empresa selecionada se responsabiliza pelo licenciamento e a execução do projeto. Cerca de 20 mil unidades habitacionais estão aptas para contratação nesta modalidade, das quais, mais de 4.789 novas moradias já estão em construção.