Reconhecimento Nacional e Internacional para os Projetos Inovadores do Programa Mananciais

Premiação na categoria Urbanismo, Planejamento e Cidades nas Etapas Estadual e Nacional pelo Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB/SP

Projeto urbanístico Guaicuri, que foi premiado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil

O Programa Mananciais recebeu reconhecimento nacional e internacional por seus projetos urbanísticos inovadores. O projeto do Guaicuri foi premiado pela Etapa Estadual em 2023 e agora conquistou também a Etapa Nacional, competindo com 500 propostas em Urbanismo, Planejamento e Cidades, concedido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB/SP.

Esses projetos serão indicados para participar da Bienal Panamericana de Arquitetura Quito, em novembro de 2024, um evento que promove o diálogo e reflexão sobre arquitetura e cidades contemporâneas. A Bienal é organizada pelo Colégio de Arquitetos do Equador, acontece desde 1978 e busca promover o diálogo, o intercâmbio e a reflexão sobre a arquitetura e a cidade contemporânea.

A obra em execução no Guaicuri abrange a construção de 1.090 unidades habitacionais e a urbanização do bairro, incluindo infraestrutura urbana como redes de água, esgoto e drenagem, canalização do córrego, construção de vias e reforma de espaços públicos. Além disso, a margem do córrego será requalificada com áreas de lazer, esportivas e de acessibilidade, visando promover moradias dignas, salubridade e integração social, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

O reconhecimento internacional do Programa Mananciais também se destaca, com a inclusão de cinco projetos no Guia da UIA para a Agenda 2030, durante o Congresso Mundial de Arquitetos da UIA. Este evento, realizado em Copenhague, Dinamarca, explora o princípio "Cidades e Comunidades Sustentáveis", promovendo projetos exemplares que contribuem para o desenvolvimento sustentável das cidades e a melhoria da qualidade de vida.

O Congresso Mundial de Arquitetos, promovido pela UIA, é um evento renomado que atrai arquitetos, urbanistas e profissionais correlatos de todo o globo. Proporciona uma plataforma única para o compartilhamento de conhecimentos, experiências e inovações no campo da arquitetura e do urbanismo. Além disso, o congresso reconhece e destaca projetos e programas exemplares de todo o mundo, que contribuem significativamente para o desenvolvimento sustentável das cidades e para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Conheça as categorias ganhadoras:

Categoria "Quality Education" – Chácara Flórida

O projeto urbanístico da Chácara Flórida visa melhorar o saneamento básico, despoluir os cursos d'água e eliminar riscos geológicos. Prevê a criação de parques lineares, contenções em áreas de risco e moradias para reassentar os moradores.
Categoria "Climate Action" – Cantinho do Céu

O projeto de urbanização Cantinho do Céu prioriza a qualificação urbana do território, com destaque para a criação de um parque linear. Este projeto busca criar espaços de esporte e lazer, aproximando as pessoas da água e respeitando as estruturas sociais e a morfologia local.

Categoria “Industry, Innovation and Infrastructure” – Mata Virgem

O Parque Urbano Mata Virgem, situado entre São Paulo e Diadema, oferece espaços públicos livres e um percurso permeável em uma área de preservação ambiental. Destaca-se pela escadaria que supera um desnível de 26 metros, proporcionando visibilidade e segurança ao pedestre.

Categoria "No Poverty" – Alto da Alegria

A comunidade do Alto da Alegria, construída ao redor de uma área de proteção ambiental, será substituída por condomínios de interesse social, resolvendo questões de moradia, risco de deslizamento e urbanização de áreas ambientais.

Categoria “Sustainable Cities and Communities” – Jardim Apurá

O projeto de urbanização do Jardim Apurá visa remover ocupações em áreas de risco, implantar equipamentos coletivos e criar espaços públicos. Também prevê o reassentamento de moradores, acessibilidade, valorização da identidade da comunidade e padrões paisagísticos de qualidade.

O Projeto Urbanístico propõe a remoção de ocupações em áreas de risco e em locais de interesse público. Além disso, prevê a implantação de equipamentos coletivos e espaços públicos, o reassentamento dos moradores afetados, a garantia de acessibilidade e mobilidade na área de intervenção, a valorização da identidade da comunidade e a incorporação de um padrão paisagístico de alta qualidade à área em questão.