Prêmio SP Cidade: SEHAB é duplamente vitoriosa no prêmio São Paulo Cidade

"E o próximo premiado é... Programa de Urbanização de Favelas da Cidade de São Paulo!" A vibração que se ouviu da platéia do Teatro Municipal, depois que o apresentador do Prêmio São Paulo Cidade anunciou o nome do programa da Secretaria Municipal de Habitação foi digna de uma grande festa. Não por acaso, muita gente que ainda estava com a mesma roupa do evento realizado cedinho em São Miguel gritava e comemorava, enquanto seus diretores caminhavam para receber o troféu no palco. Afinal, naquela mesma quinta-feira (27) pela manhã o prefeito Gilberto Kassab, o secretário Orlando Almeida, a superintendente Elisabete França e sua equipe de Habi Leste haviam feito a entrega do empreendimento Santa Inês, obra que resgatou a vida de uma comunidade que vivia em barracos e área de risco.

"A gente comemora porque é nosso trabalho reconhecido!", dizia Felinto Carlos da Fonseca, diretor de Habi Leste, dividindo com Nancy Cavallete o prazer de segurar a pequena escultura em vidro com a rosa dos ventos, símbolo do Prêmio. Mas, foi pequeno o intervalo até se ouvir uma nova e mais eufórica vibração: "Uso da Cor na Urbanização de Favelas, da Secretaria Municipal de Habitação". O teatro, com mais de mil técnicos e quadros da Prefeitura foi pequeno para o entusiasmo por mais um prêmio pela experiência de usar materiais ecológicos e de baixo custo, de oferecer aos moradores do Jardim Olinda uma paleta de 40 cores à sua livre escolha para pintar suas casas. Foram oito premiados entre os 16 finalistas, de 73 inscritos.

A Superintendência de Habitação Popular concorreu com quatro projetos, todos eles finalistas. Levou dois prêmios e a Menção Honrosa para seu Programa de Regularização Urbanística e Fundiária, cuja diretora, Ana Paula Bruno também subiu ao palco para receber o Certificado.  Foi difícil  não se juntar à algazarra dos profissionais, que  àquela altura enchiam o palco do Municipal. Criado em 2007 por iniciativa da Secretaria Municipal de Gestão, o concurso contempla quatro áreas fundamentais: Social; Urbana e Ambiental; Econômica e Administrativo Financeira. É um incentivo à prática eficiente e inovadora no serviço público. Os premiados vibram, a sociedade aplaude.


Jornal da Habitação N° 60