Prefeitura e Universidade Mackenzie firmam parceria para regularização fundiária

Convênio assinado entre o poder público e a instituição privada de ensino será importante para regularização de uma das áreas mais problemáticas da zona leste da cidade

Secretário Municpal de Habitação, João Farias e representantes da Universidade Mackenzie, assinam convênio

O acordo de cooperação firmado entre prefeitura de São Paulo por intermédio da Secretaria Municipal de Habitação SEHAB e a Universidade Presbiteriana Mackenzie hoje (28), terá como um dos objetivos a regularização fundiária do Jardim Piratininga, na zona leste da cidade. A parceria que não terá custos para as partes envolvidas contará com representantes da Associação Popular dos Moradores do Jardim Piratinga - APMJP. A cooperação é válida por 24 meses podendo sendo renovada por mais 24 a contar da data da aprovação do Primeiro Plano de Trabalho, que está em andamento.

A iniciativa possibilitará que os alunos além de aprender como é o processo de regularização fundiária numa cidade como São Paulo, também possam participar efetivamente da regularização de uma área. “A gestão do prefeito Ricardo Nunes trabalha para que parcerias como essa se estendam, se consolidem e se tornem um instrumento fundamental e efetivo para melhorar a vida das pessoas da cidade de São Paulo”. Afirma o Secretário Municipal de Habitação, João Farias.

Inicialmente os trabalhos ficarão concentrados apenas em uma parte da região, denominada núcleo urbano Jardim Piratininga. Estão previstas a realização de 6 etapas distintas de atividades, todas com a supervisão de técnicos da SEHAB e do corpo docente do Mackenzie. Nas fases 1 e 2 será feito um levantamento técnico jurídico da área. Nas etapas de 3 a 6 serão realizadas atividades como cadastramento, análise de documentação e situação fundiária além da elaboração da listagem de beneficiários. Todos os resultados serão apresentados em reuniões com representantes da APMJP, moradores e SEHAB/CRF.

Secretário Municpal de Habitação, João Farias e representantes da Universidade Mackenzie, posam para foto após asinatura do convênio

Jardim Piratininga

Chamado carinhosamente por seus moradores de “Pira”, o Jardim Piratininga, próximo ao Jardim São Francisco, está localizado entre à avenida Cangaíba e a Rodovia Ayrton Senna, sendo cortado pela Linha 12 da CPTM.
Resultado de uma ocupação que data dos anos 1980/1990, a região registra uma antiga luta dos moradores pelo direito à propriedade de seus lotes.